12 lições que todo jovem empreendedor precisa saber

Sobre o que estamos falando?

  • Não são poucos os jovens empreendedores que sonham em montar a própria empresa. No entanto, eles se deparam com alguns mitos em torno do empreendedorismo, que podem colocar o futuro negócio em risco;
  • Ter apenas uma boa ideia ou então precisar de muito dinheiro são alguns deles. Mas, para uma empresa ter sucesso, o mais importante é um bom planejamento e organização financeira;
  • A tecnologia é a maior aliada de quem está começando. Conte com a Conta Azul Pro para ter uma empresa organizada! Com poucos cliques, você monitora tudo, das vendas ao estoque.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Todo jovem empreendedor costuma ouvir vários mitos em torno do empreendedorismo. O primeiro deles é que basta ter uma ideia inovadora para fazer sucesso e chegar ao Vale do Silício. 

Porém, ter um negócio não é tão fácil quanto parece. Sem planejamento, organização financeira e um bom estudo do mercado, mesmo com dinheiro, sua empresa corre o risco de não ir longe.

Mas não é por causa disso que você vai desistir do sonho de empreender! 

Já pensou em ter liberdade criativa para gerir uma empresa e poder montar a sua rotina? Apesar dos desafios, ter o próprio negócio é muito prazeroso.

Para ajudar jovens que estão começando a empreender, listamos 12 lições de empreendedorismo que você precisa conhecer. Ao final, preparamos uma dica bônus indispensável para o sucesso no mundo dos negócios. Continue lendo e descubra quais são!

Os mitos do jovem empreendedor

“Para empreender é preciso ter muito dinheiro.” 

“Sem uma ideia boa, você não vai fazer sucesso.”

“Quem tem uma empresa não tem vida social, então aproveite enquanto você é jovem e tem disposição.”

“Olha, é bom fazer igual ao seu pai, porque deu certo.”

Esses são apenas alguns dos mitos que os empreendedores que estão começando agora costumam ouvir. Embora não seja tão fácil encarar o mercado, ainda mais com o mundo digital, para empreender outros aspectos são essenciais.

Como falamos, planejamento e uma boa organização financeira são alguns deles. Estar atento às novidades, ter um bom relacionamento com os clientes e analisar os dados das suas vendas são fundamentais. 

Resiliência e persistência também são habilidades importantes. Afinal, nem sempre as suas conquistas serão alcançadas tão rápido quanto você deseja.

Que tal aprender com o erro de outros empreendedores? Confira no próximo tópico algumas lições que todo jovem empreendedor precisa conhecer!

Pensou em gestão de negócios, pensou na plataforma Conta Azul Pro! Clique aqui para saber mais!

Aprenda com os erros dos outros

Diferente do que muitos pensam, você não precisa errar para aprender e existe um caminho mais rápido para ter sucesso ao abrir a própria empresa. Reunimos 12 lições que podem deixar a sua trajetória no empreendedorismo mais leve e assertiva.

1. Empreendedorismo se aprende

Nem todo mundo entende sobre empreendedorismo, gestão financeira, negócios ou vendas. A boa notícia é que sim, tudo isso pode ser aprendido e não precisa ser em uma faculdade. 

Existem vários cursos bons e com um preço acessível de áreas como essas. Alguns, inclusive, são até gratuitos, como os que estão disponíveis no portal do Sebrae

2. Plano de negócio é indispensável

O plano de negócios é uma espécie de mapa, que contém o descritivo dos objetivos da empresa e tudo que é necessário para tirar a sua ideia do papel. Ele, além de ser importante para organizar tudo que precisa ser feito, é indispensável na hora de conseguir empréstimos e financiamentos.

Isso porque este documento deixa claro o propósito e a viabilidade do seu negócio, aspectos analisados pelos bancos e instituições financeiras na hora de liberar crédito.

3. Tenha o pé no chão

Muitas pessoas associam essa expressão a um bom controle financeiro. Mas, quando falamos de empreendedorismo, ter o pé no chão significa analisar o seu plano de negócios e todas as suas ideias com racionalidade. 

Para isso, conte com profissionais de áreas específicas para ajudar você nessa análise. Além do conhecimento técnico, eles poderão contribuir com outras ideias para o seu negócio.

Encontre sua vantagem competitiva para ganhar espaço no mercado.

4. Nunca pare de aprender

Leia livros, blogs, faça workshops, cursos rápidos e vá a palestras. Quem empreende nunca deve parar de aprender.

Para quem já tem um negócio no mercado, encontrar tempo para estudar pode ser desafiador. No entanto, ao se atualizar, você pode trazer novidades para sua empresa, saindo na frente da concorrência. 

Confira uma lista de 11 livros sobre negócios!

5. Sonhe grande

Você já ouviu a frase que diz que sonhar pequeno dá o mesmo trabalho que sonhar grande?

A sua empresa será do tamanho dos seus sonhos. Portanto, pense grande e tenha ações condizentes com este pensamento. É interessante se inspirar em empresas já consolidadas no mercado, para extrair da estratégia delas ensinamentos importantes para o seu negócio. 

Conheça 4 histórias de sucesso de clientes Conta Azul.

6. Saiba onde você quer chegar

Para quem não sabe aonde ir, qualquer lugar serve.

Essa é outra frase que você já deve ter ouvido falar e que faz total sentido quando se fala de empreendedorismo. Assim, ao desenvolver o seu plano de negócios, defina seus objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Com essa definição, basta estabelecer tudo o que deve ser feito, ao nível operacional e estratégico, para que tais objetivos sejam alcançados.

Entenda algumas estratégias para conquistar o mercado.

7. Não tenha medo de dizer que errou

Por mais que você se planeje, você pode errar e isso é absolutamente normal. E, mais importante do que corrigir o erro, é aprender com ele e sempre focar em soluções duradouras. 

Do contrário, a sua empresa pode sofrer com as mesmas falhas e você viverá apagando incêndios.

8. Tenha sempre uma estratégia na manga

Ter uma estratégia alternativa, ou seja, um plano B para todos os processos da sua empresa, ajuda você a ganhar tempo e solucionar imprevistos com rapidez. 

Então, se você pensa em abrir um restaurante, já deve pensar em um bom fluxo de delivery, para os dias que não puder abrir, por exemplo.

9. Monitore os resultados desde o início

Acompanhar o desempenho do seu negócio é indispensável para criar estratégias e ajustar os objetivos da empresa, quando necessário. Para isso, você precisa, necessariamente, contar com a tecnologia desde cedo. 

Com um bom sistema de gestão, todos os dados da sua empresa ficam salvos, permitindo o comparativo com períodos anteriores.

10. Esteja disposto a correr riscos

Assim como errar, correr riscos é normal, desde que eles sejam calculados e que você tenha uma estratégia alternativa.

Pense nas maiores empresas do mundo, como Google, Amazon e Apple. Por trás de todas elas, estavam pessoas convictas dos seus sonhos, dispostas a arriscar.

11. Valorize as pessoas

A sua empresa não se resume apenas a você e sim, a todas as pessoas que fazem parte do negócio. Para que elas sempre ofereçam uma boa experiência aos seus clientes é indispensável valorizá-las. 

Portanto, se você não domina a gestão de pessoas, invista em cursos ou contrate consultorias especializadas na área, desde o início do negócio. 

12. Invista em tecnologia

Hoje em dia, é praticamente impossível encontrar uma empresa de sucesso que não use a tecnologia. Na prática, isso significa utilizar sistemas para fazer a gestão do negócio, deixando de lado as anotações à mão e as planilhas em Excel. 

Com isso, é fácil ter acesso a todos os dados do negócio e poderá acompanhar a evolução da empresa de uma forma profissionalizada e eficiente. Além disso, a tecnologia é essencial para economizar tempo e agilizar os processos do negócio.

Conheça o App Conta Azul de Bolso e tenha as vendas e o estoque do seu negócio na palma da mão!

13. Dica Bônus: Gestão financeira é indispensável para ter sucesso

Enquanto a empresa ainda é pequena, o empreendedor pode até conseguir fazer a gestão financeira, o caixa e acompanhar as movimentações no papel. Porém, à medida que o negócio se desenvolve, será necessário modernizar esses e outros processos. 

Conte com a tecnologia da Conta Azul Pro para gerenciar a sua empresa de uma forma profissional, desde o início!

A Conta Azul Pro é uma plataforma de gestão completa, online e simples de usar, desenvolvida para você, que tem um negócio e precisa de agilidade, segurança e integração entre todos os setores.

Com ela, todas as movimentações são integradas. Assim que acontece uma venda, esse lançamento é registrado automaticamente no estoque, no financeiro e enviado à contabilidade. 

As principais vantagens da plataforma são:

  • Emissão simplificada de notas fiscais e envio automático para o contador, sem a necessidade de malotes;

  • Acompanhamento do estoque e das vendas em tempo real;

  • Geração de relatórios de todos os setores;

  • Conciliação bancária e fiscal automáticas. Com isso, nada de se perder nos recebimentos e nas contas a pagar: você recebe alertas com as datas de vencimento. 

O melhor de tudo é que você também pode monitorar as vendas, o estoque e até enviar orçamentos e propostas personalizadas pelo seu celular, através do App Conta Azul de Bolso.

Acelere a sua jornada de sucesso de jovem empreendedor com a Conta Azul Pro. Clique aqui e teste grátis!

Leia mais

Newsletter

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?