Empreendedorismo

13 lições importantes que todo empreendedor precisa saber

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 23/08/2023 | 16 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • Por mais que cada área do mercado tenha suas particularidades, existem algumas práticas essenciais para quem deseja empreender com sucesso em qualquer nicho;
  • Dominá-las faz toda a diferença para superar os principais desafios do empreendedorismo e atingir o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo;
  • Neste post, você vai descobrir o que todo empreendedor precisa saber, seja para começar o seu negócio ou para enfrentar suas principais dificuldades cotidianas

Experimente grátis a Conta Azul!

O que todo empreendedor precisa saber para ter sucesso em um mercado cada vez mais competitivo? Se você já se fez essa pergunta, sabe que começar um negócio próprio requer muito trabalho, dedicação, persistência e força para enfrentar os desafios e burocracias. 

Para quem está começando ou enfrentando dificuldades nessa jornada, a boa notícia é que  não é preciso agir como se fosse a primeira empresa a ser aberta no mundo. Vale muito aprender com lições de outros empreendedores para não cometer os mesmos erros.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae divulgada pela Money Times, ter o próprio negócio é o maior desejo dos brasileiros, ao lado de viajar pelo país. 60% dos entrevistados manifestaram essa vontade.

Além disso, o mesmo estudo afirma que 67% da população já está envolvida com o empreendedorismo. Ao todo, são 93 milhões de pessoas entre 18 e 64 anos. Do total, 42 milhões já empreendem e outros 51 milhões são empreendedores em potencial.

Ou seja, o brasileiro quer sim mandar no próprio nariz  – e bolso. Para ajudar você nesse processo, criamos este artigo com as 13 dicas essenciais que todo mundo deve saber ao abrir uma empresa. Acompanhe.

O que todo empreendedor precisa saber?

Quando o assunto é ter o próprio negócio, é evidente que você precisa dominar as principais técnicas, habilidades e competências específicas da sua área de atuação. Esse é o conhecimento mínimo que o empreendedor deve ter para iniciar.

Entretanto, também existem algumas práticas que transcendem as fronteiras dos setores. Podemos dizer que elas são como “ouro em pó”, sendo aplicáveis a qualquer nicho por quem deseja crescer e prosperar. Abaixo, elencamos as principais delas. Confira: 

  1. Fortaleça seu networking
  2. Conheça seus pontos fracos
  3. Busque desenvolvimento pessoal
  4. Esteja disposto a correr riscos e sonhe grande
  5. Mantenha o pé no chão
  6. Aposte na sua ideia – mas, se precisar, adapte
  7. Não tenha medo de errar
  8. Tenha um plano de negócios
  9. Fique de olho na concorrência
  10. Estabeleça objetivos e monitore os resultados
  11. Valorize as pessoa
  12. Invista em tecnologia
  13. Não descuide da gestão financeira
homem com post its na parede

1. Fortaleça seu networking

A construção de um networking qualificado é essencial para todo negócio. Não por acaso, pessoas prósperas são cheias de amigos e conhecidos em qualquer lugar que estejam. 

Colegas da faculdade, de infância, de algum curso, festa, churrasco… Enfim, não há hora certa para aumentar o networking e conhecer pessoas interessantes da sua área ou que podem te ajudar com seus objetivos. 

Seja sempre agradável e apresentável. Para uma rede de contatos mais profissional, muitos grupos de empresários organizam happy hours com a intenção de unir empreendedores para troca de experiências. Fique de olho se isso ocorre na sua cidade ou região. 

Esse tipo de prática é essencial para quem não possui muito conhecimento no mundo dos negócios, mas tem vontade de aprender como funciona o cotidiano de quem optou por não ter mais chefe. Aliás, muitas parcerias podem surgir com conversas informais na mesa de um bar.

Em todo caso, histórias sobre o percurso de outras empresas e empreendedores podem ser valiosas para o seu negócio. Esse é um bom ponto de partida para descobrir o que todo empreendedor precisa saber.

Existe também uma série de “investidores anjo”, empresas que aplicam dinheiro até que o projeto comece a lucrar e a ficar conhecido. Além disso, os empreendedores podem buscar linhas de crédito específicas e com juros menores para dar vida às ideias criativas.

2. Conheça seus pontos fracos

Saber quais os seus pontos fracos como gestor ou qual o limite do seu conhecimento técnico é essencial. Tendo clareza sobre suas possíveis fraquezas, você pode fortalecer o seu negócio buscando por bons sócios ou profissionais com qualidades complementares. 

É bom de programação, mas não tem dom para vendas? Una-se a pessoas que possam ajudar o projeto a conquistar mais clientes. Sabe tudo de robótica, mas queria deixar o trabalho mais apresentável? Algum designer pode ajudar. 

Ficar responsável por diferentes áreas da empresa também pode ser uma cilada. Forjar uma tabela SWOT de competências e ameaças da empresa é essencial, mas também é possível fazer uma com suas características pessoais.

3. Busque desenvolvimento pessoal

Nem todo mundo entende sobre empreendedorismo, gestão financeira, negócios ou vendas. A boa notícia é que basta se dedicar ao seu desenvolvimento pessoal para dominar o que todo empreendedor precisa saber.

Existem vários cursos bons e com um preço acessível. Inclusive alguns são gratuitos, como os do Sebrae – que também oferece consultoria sem custos para empreendedores. Seja na unidade da sua região ou no próprio site da entidade, é possível encontrar cursos e palestras de curta duração para pessoas sem muita experiência na área comercial. 

Além disso, tenha em mente que quem empreende nunca deve parar de aprender. Portanto, crie o hábito da aprendizagem contínua. Leia livros, blogs, faça workshops, cursos rápidos e vá a palestras. 

Para quem já tem um negócio no mercado, encontrar tempo para estudar pode ser desafiador. No entanto, ao se atualizar, você pode trazer novidades para sua empresa, saindo na frente da concorrência. 

Até porque, empreender exige adaptação constante às mudanças. Ao focar no seu desenvolvimento pessoal, você se torna um gestor mais flexível e capaz de se adequar às novas tendências e desafios do mercado.

Isso sem falar que soft skills como comunicação, resiliência e liderança são essenciais para construir relacionamentos, lidar com desafios e liderar equipes eficazes ao longo do caminho.

4. Esteja disposto a correr riscos e sonhe grande

Outro ponto importante sobre o que todo empreendedor precisa saber é que, assim como errar, correr riscos é normal. Isso, claro, desde que eles sejam calculados e que você tenha uma estratégia alternativa.

Você já ouviu a frase que diz que sonhar pequeno dá o mesmo trabalho que sonhar grande? Pense nas maiores empresas do mundo, como Google, Amazon e Apple. Por trás de todas elas, estavam pessoas convictas dos seus sonhos, dispostas a arriscar.

O seu negócio será do tamanho das suas pretensões. Portanto, pense grande e tenha ações condizentes com este pensamento. 

Nesse sentido, enquanto você investe no seu desenvolvimento pessoal, também é interessante pesquisar sobre a trajetória e se inspirar em empresas já consolidadas no mercado. Você pode adaptar as estratégias delas e obter ensinamentos importantes para a sua gestão empresarial

5. Mantenha o pé no chão

Pode parecer uma contradição em relação à dica anterior, mas manter os pés no chão também está no rol de boas práticas sobre o que todo empreendedor precisa saber. Isso vale desde as grandes corporações, até as pequenas empresas.

Muitas pessoas associam essa expressão a um bom controle financeiro. Mas, quando falamos de empreendedorismo, ter o pé no chão significa analisar o seu plano de negócios e todas as suas ideias com racionalidade. 

Para isso, conte com profissionais de áreas específicas para ajudar você nessa avaliação. Além do conhecimento técnico, eles poderão contribuir com outras ideias para o seu negócio.

Com planejamento e racionalidade, você consegue minimizar riscos, otimizar recursos e tomar decisões mais bem embasadas. 

Isso envolve entender o mercado, identificar quais oportunidades são mais viáveis e criar metas realistas. A partir desses cuidados, o crescimento da sua empresa se torna mais sustentável e as suas chances de sucesso aumentam. 

pessoas em volta de uma mesa

6. Aposte na sua ideia – mas, se precisar, adapte

Imagine o seguinte cenário: sua ideia original parecia excelente, inovadora e com baixo custo operacional. Contudo, no decorrer do projeto, ela não conseguiu gerar os resultados esperados. Nesse tipo de situação, a dica é simples: mude! 

É comum que os empreendedores mudem o foco de seus negócios. Isso acontece por uma série de razões. 

Pode ser pelo surgimento de uma nova tendência de mercado, por uma possível inviabilidade observada na planilha financeira, pela má aceitação dos clientes sobre a sua ideia, por conta de uma crise, pela observação da necessidade de melhorias, e assim por diante. 

As eventuais alterações de curso não significam fracasso, apenas mudança ou adaptação no meio do caminho. 

Acreditar e apostar na sua ideia original é essencial, mas o que todo empreendedor precisa saber é que a resiliência é a chave do sucesso. Lembra que citamos a importância de manter os pés no chão? Use esse conhecimento para focar em ações e metas sempre realistas. 

7. Não tenha medo de errar

Por mais que você se planeje, erros sempre podem acontecer. Tenha em mente que isso é absolutamente normal. 

Inclusive, mais importante do que corrigir o erro, é aprender com ele e sempre focar em soluções duradouras. Do contrário, a sua empresa pode sofrer com as mesmas falhas e você viverá apagando incêndios.

Ao experimentar e se dar o direito de errar, você consegue desenvolver melhor as suas ideias e estratégias. Cada erro pode conter uma lição valiosa sobre os desafios da sua empresa e possíveis soluções. 

Evidentemente, isso não significa ser irresponsável. Aqui, voltamos à importância de calcular bem os seus riscos em meio às boas práticas sobre o que todo empreendedor precisa saber

A ideia é definir uma margem de equívoco e não ter medo de encará-la. Dessa forma, você terá melhores condições para aprimorar suas abordagens, deixar de repetir erros comuns e, assim, aumentar as chances de sucesso no longo prazo.

8. Tenha um plano de negócios

O plano de negócios é uma espécie de mapa, que contém o descritivo dos objetivos da empresa e tudo que é necessário para tirar a sua ideia do papel. 

Basicamente, ele funciona como um guia estratégico, detalhando a visão, objetivos, estratégias, análise de mercado e projeções financeiras. Assim, ele confere uma compreensão mais clara sobre a empresa. 

Esse documento, além de ser importante para organizar tudo que precisa ser feito, é indispensável na hora de conseguir empréstimos e financiamentos.

Isso porque sua elaboração serve justamente para esclarecer o propósito e a viabilidade do seu negócio. Esses são aspectos analisados pelos bancos e instituições financeiras na hora de liberar crédito.

Além disso, o plano de negócios ajuda a atrair investidores, orienta a alocação de recursos e antecipa desafios. Dessa forma, você tem uma base sólida para tomar decisões informadas, maximizando a segurança e o potencial de crescimento da sua empresa.

9. Fique de olho na concorrência

O que todo empreendedor precisa saber é que uma boa pesquisa de mercado é importante para analisar o que seus concorrentes, diretos ou não, estão planejando. 

Imitação e plágio não são, em hipótese alguma, aceitáveis. Contudo, você pode usar a experiência de outros empreendedores no seu negócio para ajudar a desenvolver seu próprio estilo de operação e a encontrar um foco.

Ao acompanhar a concorrência, você obtém melhores insights sobre a sua área de atuação, entende quais as estratégias mais eficazes para o seu público e as lacunas a serem  preenchidas no seu setor. 

Quando você compara a sua realidade com a de outras empresas, fica mais fácil identificar seus pontos fortes e fracos. Assim, é possível adaptar a abordagem de acordo com as tendências do mercado e as preferências dos clientes.

Como consequência, você consegue tomar decisões mais assertivas para se posicionar de forma única. Isso faz toda a diferença para se destacar da concorrência e garantir uma vantagem competitiva.

homem apontado quadro de tarefas na parede com equipe entorno dele

10. Estabeleça objetivos e monitore os resultados

“Para quem não sabe aonde ir, qualquer lugar serve”. Essa é outra frase que você já deve ter ouvido falar e que faz total sentido quando tratamos sobre o que todo empreendedor precisa saber.

Seguindo essa lógica, ao desenvolver o seu plano de negócios, defina os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Essa definição é o ponto de partida para qualquer ação realizada na sua empresa. Afinal, com metas claras e realistas, basta estabelecer tudo o que deve ser feito, do nível operacional ao estratégico, para que tais objetivos sejam alcançados.

Além disso, acompanhar o desempenho do seu negócio é indispensável para criar estratégias e ajustar os objetivos da empresa, quando necessário. Para isso, você precisa, necessariamente, contar com a tecnologia desde cedo. 

Com um bom sistema de gestão, todos os dados da sua empresa ficam salvos, permitindo o comparativo com períodos anteriores. Adiante, vamos explicar melhor o papel da tecnologia para o sucesso do empreendedor.

11. Valorize as pessoas

A sua empresa não se resume apenas a você, mas também a todas as pessoas que fazem parte do negócio. Para que elas sempre ofereçam uma boa experiência aos seus clientes, é indispensável valorizá-las. 

Tenha em mente que uma equipe engajada e motivada é um ativo valioso. Ao respeitar, valorizar e investir no desenvolvimento dos seus colaboradores, você conta com um time mais produtivo, engajado e satisfeito.

Além disso, o que todo empreendedor precisa saber é que as empresas que investem nos seus profissionais conseguem reter os melhores talentos e fortalecer a sua reputação no mercado. 

Portanto, se você não domina a gestão de pessoas, invista em cursos ou contrate consultorias especializadas na área, desde o início do negócio. Isso pode ser decisivo para fortalecer a sua cultura organizacional e agregar mais excelência aos seus clientes.

12. Invista em tecnologia

Hoje em dia, é praticamente impossível encontrar uma empresa de sucesso que não use a tecnologia. Na prática, isso significa utilizar sistemas para fazer a gestão do negócio, deixando de lado as anotações à mão e as planilhas em Excel. 


Um bom software oferece diversos benefícios. Ele ajuda a organizar e otimizar as operações como um todo, fornecendo informações precisas e em tempo real sobre vendas, estoque e finanças, entre muitas outras demandas decisivas para a sua rotina.

Isso garante uma tomada de decisão mais informada, facilita o seu planejamento e a identificação de eventuais melhorias.

Além disso, um sistema de gestão eficiente automatiza tarefas repetitivas e burocráticas. Isso libera tempo para você se concentrar em atividades mais estratégicas. Também ajuda a controlar o capital de giro, evitando desperdícios e reduzindo gastos desnecessários.

Ou seja, a tecnologia agrega muito mais produtividade e eficiência, ao mesmo tempo em que possibilita um acompanhamento mais preciso do desempenho do negócio.

13. Não descuide da gestão financeira

Enquanto a empresa ainda é pequena, o empreendedor pode até conseguir fazer a gestão financeira, o caixa e acompanhar as movimentações no papel. Porém, à medida que o negócio se desenvolve, será necessário modernizar esses e outros processos. 

Conte com a tecnologia do ERP da Conta Azul para gerenciar a sua empresa de uma forma profissional, desde o início!

A Conta Azul Pro é um software de gestão completo, online e simples de usar, desenvolvido para você, que tem um negócio e precisa de agilidade, segurança e integração entre todos os setores.

Com ela, todas as movimentações são integradas. Assim que acontece uma venda, esse lançamento é registrado automaticamente no estoque, no financeiro e enviado à contabilidade. 

As principais vantagens da plataforma são:

  • Emissão simplificada de notas fiscais e envio automático para o contador, sem a necessidade de malotes;
  • Acompanhamento do estoque e das vendas em tempo real;
  • Geração de relatórios de todos os setores;
  • Conciliação bancária e fiscal automáticas. Com isso, nada de se perder nos recebimentos e nas contas a pagar: você recebe alertas com as datas de vencimento. 

O melhor de tudo é que você também pode monitorar as vendas, o estoque e o financeiro e até enviar orçamentos e propostas personalizadas pelo seu celular, pelo app Conta Azul de Bolso.

Quem se dedica ao próprio negócio entende que o empreendedorismo é um caminho empoderador. Afinal, ele te ajuda a se desenvolver pessoal e profissionalmente em prol dos seus sonhos. 

Ao entender o que todo empreendedor precisa saber, você não só gera valor à sua própria vida, mas também para quem se beneficia do seu negócio. Baixe nosso e-book completo sobre gestão empresarial e continue dominando as melhores práticas para ter sucesso nesta jornada. 

Leia também