Gestão do Negócio

11 melhores livros de negócios de todos os tempos

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 10 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • É muito importante que você, enquanto empreendedor, esteja sempre buscando novos conhecimentos para aprimorar sua gestão;
  • Para te ajudar nesse assunto, separamos alguns livros de negócios que trazem técnicas de gestão e histórias de empreendedores de sucesso para se inspirar;
  • Depois que você aprender as principais lições dos livros de negócios, conte com a Conta Azul. Com ele, é possível gerenciar todos os setores da sua empresa em tempo real e de onde estiver, pagando pouco. Experimente essa inovação!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

Quem tem sua própria empresa sabe a importância de buscar novas ideias e trabalhar a criatividade no dia a dia. Nesse sentido, é fundamental encarar os desafios e se manter atualizado para se destacar de outras empresas. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 11 livros de negócios que todo empreendedor deve conhecer, inclusive ao trabalhar em casa. Para conhecer cada um deles, só continuar neste artigo.

Ah, e se você não tem muito tempo para ler, fique tranquilo! Muitos desses livros são tão envolventes e didáticos que a leitura flui. Aliás, no final do conteúdo, vamos te dar uma dica imperdível para otimizar sua rotina e a da sua empresa de um jeito descomplicado. Confira:

Micro-hábitos

Este livro é baseado em 20 anos de pesquisa do autor E. BJ Fogg, guru do Vale do Silício e pesquisador renomado da psicologia humana. 

Na obra, ele revela que a chave para qualquer mudança é o contrário do que sempre foi dito. Não é sobre força de vontade: é sobre o foco no que é fácil de mudar. 

Em Micro-hábitos, você encontra um guia prático, inédito e fácil de aplicar. Cada página do livro mostra as descobertas incríveis do autor com passos simples para melhorar sua vida. 

Por que todo empreendedor deve ler? 

É normal definir metas a serem cumpridas ao longo de um ano. Porém, segundo uma pesquisa da Universidade de Scranton, nos EUA, somente 8% das metas são bem sucedidas. 

Neste livro, o autor ensina sobre planejamento e objetivos a serem cumpridos. Ele sugere colocar as metas na ponta do lápis e, então, dividi-las em pequenas ações alcançáveis, finalizando um pouco da meta dia após dia.

O Estilo Virgin

Você pode não saber quem é Richard Branson, mas com certeza já consumiu algum produto da marca dele. O Estilo Virgin narra a história de Branson, criador da Virgin Group, um conglomerado de empresas dos mais variados setores como aviação, ferrovias, música, englobando gravadora, produção de CDs e rádios, e empresas de telecomunicação e mídia. 

No livro, descobrimos que o fundador do grupo saiu da escola aos 16 anos para empreender e hoje, 50 anos depois, possui empresas espalhadas pelo mundo todo. 

Por que todo empreendedor deve ler? 

O Estilo Virgin é um manual de liderança que mostra como apoio, diversão, paixão e capacidade de ouvir são essenciais para ter uma equipe engajada e, consequentemente, uma empresa de sucesso.

Steve Jobs

Steve Jobs dispensa apresentações. O gênio por trás da Apple tinha uma personalidade forte e uma paixão pela perfeição que revolucionou a indústria dos computadores e celulares.

O livro Steve Jobs é uma biografia autorizada feita a partir de entrevistas dele, de amigos e familiares. Neste livro, você vai entender como pensava o cofundador da Apple, que saiu de uma fábrica de computadores em uma garagem para ser uma das maiores empresas de tecnologia. 

Por que todo empreendedor deve ler? 

Durante a leitura, você vai entender como a inovação é a peça chave para quem quer se destacar frente à concorrência. Vai descobrir também quais dificuldades Jobs enfrentou para levar seus projetos para o mercado, além de aprender com os erros e acertos de sua trajetória.

O Ano em que Disse Sim: Como Dançar, Ficar ao Sol e Ser sua Própria Pessoa

Este livro foi escrito por Shonda Rimes, a autora por trás de séries de sucesso, como Grey’s Anatomy e How to Get Away with Murder.

Na obra, ela compartilha sua jornada de vida e como passou de uma pessoa introvertida e tímida, que disse não para oportunidades infinitas, para se tornar a principal produtora de Hollywood e uma palestrante confiante, que disse sim às oportunidades da vida. 

Por que todo empreendedor deve ler? 

Apesar de não ser exatamente um livro de negócios, uma mulher com toda a bagagem que Shonda leva na indústria da televisão tem muito a ensinar aos empreendedores. Você, como empreendedor, poderá se inspirar e encontrar motivação nessa história para encarar qualquer desafio.

Garra: O Poder da Paixão e da Perseverança

De Angela Duckworth, essa obra ajuda a entender uma questão que intriga muitas pessoas: por que alguns conseguem sucesso e outros não?

Nesse livro, será abordado o que se passa na mente das pessoas durante derrotas e frustrações, ensina a como manter pensamentos positivos e mostra que é a persistência que leva alguém ao sucesso e não a “genialidade”.

Por que todo empreendedor deve ler?

A persistência e o esforço são as chaves para o sucesso, e é a partir de muito trabalho e melhoria contínua que, dia após dia, se chega lá. Neste livro, você aprenderá a cultivar a coragem em si mesmo e sua equipe.

A Última Unicórnia Preta

Essa autobiografia da atriz americana Tiffany Haddish está disponível apenas em inglês, mas, se você domina a língua, a obra é uma ótima pedida para a leitura. 

A autora cresceu em um dos bairros mais pobres de Los Angeles e relata no livro a história de como ela veio do nada e como realizou seus sonhos, compartilhando suas experiências para inspirar outras pessoas. 

Por que todo empreendedor deve ler?

A Última Unicórnia Preta mostra como você pode sair do nada e chegar ao topo seguindo seus sonhos. Se quiser dar boas risadas e uma dose extra de inspiração, este livro pode ser o próximo da sua lista. 

11-melhores-livros-de-negocios-de-todos-os-tempos1

Davi e Golias

Os nomes Davi e Golias sempre são usados para simbolizar as lutas entre pequenos e gigantes. Nesta obra do autor Malcolm Gladwell, o leitor é desafiado a refletir sobre suas crenças a respeito de obstáculos, vantagens e favoritismo através de histórias envolventes. 

Por meio da narração de importantes acontecimentos reais, Gladwell introduz conceitos que levam o leitor a questionar se o lado gigante é sempre o mais forte e o vencedor. 

Por que todo empreendedor deve ler?

Você vai aprender sobre gestão e marketing por meio de metáforas e descobrir como mesmo parecendo pequeno, é possível grande no futuro. O livro incentiva as pequenas empresas a não aceitarem armas intimidadoras dos negócios de grande porte e a lutarem por seus espaços.

Trabalhe 4 Horas por Semana

De Timothy Ferriss, esse livro questiona a ideia tradicional que temos de trabalho, estimulando as pessoas a se programarem para curtir a vida, mesmo enquanto trabalham, e não só durante a aposentadoria.

Apesar do título polêmico, a ideia central do livro não é trabalhar menos, mas sim, trabalhar melhor. E o autor nos mostra todo o conceito por trás dessa nova forma de trabalhar e quais são os passos para chegar lá. 

Por que todo empreendedor deve ler?

Nesta obra, você vai aprender como resolver problemas na sua empresa de maneira criativa, com foco na qualidade da entrega. A partir de um bom plano de ação, a proposta do título se torna possível, desde que sua empresa esteja organizada. 

Assim, você define os objetivos do seu negócio, elimina tudo o que não é necessário, automatiza o que é possível, delega tarefas que outros podem fazer e libera tempo para focar no que realmente importa: a estratégia.

Vaca Roxa

O termo “vaca roxa” se tornou popular com o livro de Seth Godin. Imagine se você visse uma vaca dessa cor: com certeza te chamaria atenção, não é mesmo?

É exatamente isso que o livro propõe com a expressão: ser diferente dos concorrentes e se destacar no mercado, trazendo técnicas para conseguir isso.

Por que todo empreendedor deve ler?

No mundo dos negócios, a Vaca Roxa significa o desejo que uma marca desperta no consumidor. Por exemplo, uma pessoa pode chegar ao ponto de atravessar a cidade para tomar um cafezinho, de tão desejado que aquele produto é.

Para atingir o efeito “Vaca Roxa”, o livro mostra como criar produtos ou serviços incríveis, de que forma a zona de conforto pode ser um risco, por que deixar de seguir um exemplo e se tornar o próprio e como passar de uma empresa boa para uma notável. 

O Lado Difícil das Situações Difíceis

Esse livro de Ben Horowitz, empreendedor do Vale do Silício, conta como é difícil dirigir uma empresa. Na leitura, você vai entender que mesmo os que tiveram mais sucesso trilharam um longo caminho para chegar lá.

A narrativa do livro é feita com exemplos de músicas, e as lições empresariais são ilustradas a partir das letras favoritas do autor. Entre os conselhos estão dicas sobre assuntos delicados, como demissão de colaboradores e venda da empresa.

Por que todo empreendedor deve ler?

Você irá aprender diversas dicas sobre como fundar e administrar uma empresa, além da sabedoria prática do autor para driblar os maiores desafios do mundo dos negócios, algo que nenhuma escola de administração pode ensinar. 

Neste livro, você vai receber também importantes lições sobre criatividade, coragem e responsabilidade, saber como agir quando tudo parece dar errado e como cuidar da sua equipe, do seu estoque e dos lucros. 

Reinvente sua Empresa

Para manter o negócio lucrativo, reinventar a empresa de tempos em tempos é muito importante. Algumas pessoas empreendem por necessidade e depois vão aperfeiçoando esses conhecimentos, enquanto outros negócios já nascem bem criativos.

O livro “Reinvente sua empresa”, escrito por Jason Fried e David H. Hansson, não só está entre os melhores livros de negócios, como também traz conselhos diferentes do que as pessoas ouvem. Ele foca em pequenas mudanças, fala sobre como prosperar sem ter que exagerar em compromissos de trabalho e como usar a observação da concorrência não para fazer igual, mas para fazer ainda melhor. 

Por que todo empreendedor deve ler?

As reflexões que o livro traz podem ser muito valiosas para o andamento da sua empresa. A partir de questões normais do dia a dia, como produtividade, vendas, concorrência e lucro, os autores questionam conceitos existentes e propõem repensar a maneira como os negócios são conduzidos. 

Você vai aprender que falta de tempo não é desculpa para deixar de fazer algo, que criar novos produtos é muito importante – com certeza, há algo que você ainda não vende, mas que os clientes estão precisando – e que planejamento é a chave para qualquer empresa. 

Gostou dessas dicas sobre livros de negócios? Aproveite para experimentar a Conta Azul e ter muito mais praticidade na sua gestão. Clique aqui e comece agora!

Leia também