11 ideias de empresas para abrir em 2022 e faturar alto!

Sobre o que estamos falando?

  • O começo de um novo ano é a oportunidade perfeita para iniciar seu pequeno negócio e ser um empreendedor de sucesso;
  • Estar de olho nas principais ideias de negócios é a chance de crescer e obter lucros altos, considerando as tendências do mercado;
  • Planejamento e uma boa gestão também são essenciais para o crescimento da sua empresa. Sendo assim, contar com o apoio de um ERP é fundamental. Veja como a Conta Azul pode ser a melhor parceira do seu negócio!

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

Começou 2022 e seu principal pensamento foi “eu preciso de ideias de empresas para abrir esse ano”? Sabemos que, no início de um novo ano, a vontade de fazer acontecer fica ainda mais evidente, já que essa época remete muito à realização de sonhos. O grande desafio é encontrar referências para que essas ideias saiam do papel e se tornem realidade.

Para te ajudar nessa missão, criamos uma lista com algumas opções de negócios para iniciar em 2022. Além disso, trouxemos algumas dicas de como ser um empreendedor de sucesso. Não perca os próximos tópicos:

Por que abrir sua empresa em 2022?

O espírito empreendedor do brasileiro não diminuiu com a pandemia - pelo contrário! A prova disso está no estudo “Mapa de Empresas”, feito pelo Ministério da Economia (ME):

  • Em 2020, foram abertas 3.359.750 empresas – um marco histórico;
  • Houve um aumento de 6,0% na abertura de negócios em relação a 2019;
  • Apenas no terceiro quadrimestre de 2020, quase 2 milhões de empresas abriram as portas – 15% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior;
  • O total de empresas ativas no Brasil chegou a quase 20 milhões;
  • 79,3% dos negócios iniciados foram MEIs (Microempreendedores Individuais).

Nesse mar de empresas, alguns setores se destacam na quantidade de negócios abertos:

  • Comércio varejista de vestuário e acessórios: 200.662 empresas abertas;
  • Promoção de vendas: 149.063 empresas abertas;
  • Cabeleireiros, manicure e pedicure: 134.992 empresas abertas;
  • Alimentação: 110.261 empresas abertas.

Vale destacar aqui o sucesso do e-commerce que, segundo um estudo publicado pela ISTOÉ Dinheiro, em 2020, faturou R$ 87,4 milhões e cresceu 41%. 

Mas o que todos esses números nos mostram? Eles ressaltam que o empreendedorismo brasileiro está aquecido. Como a tendência é que a economia também volte a crescer nos próximos anos, os empreendedores que abrirem um negócio em 2022 já podem esperar por dias melhores.

Simplifique a gestão financeira da sua empresa  Faça toda a gestão financeira em uma única plataforma.  Simples e fácil de usar Conheça o ERP da Conta Azul   

11 ideias de empresas para abrir em 2022

Preparamos uma lista incrível com 11 ideias de empresas para abrir em 2022, com boas oportunidades. Confira a seguir:

1. Cosméticos


Cuidado pessoal é uma das características dos brasileiros, e quem afirma isso não somos nós! De acordo com dados da Forbes, o Brasil é o quarto maior mercado do mundo quando o assunto é beleza e bem-estar. 

Isso faz desse setor uma aposta interessante para 2022, seja para uma loja online ou física, que podem vender cremes, maquiagens, perfumes, sabonetes, esmaltes etc.

Fique de olho nas tendências do ramo e ofereça produtos diferenciados da concorrência!

2. Delivery de comida


Mandar bem na cozinha é uma das suas qualidades mais fortes? Então, por que não investir no ramo culinário?

Muitas pessoas gostam de pedir comida por aplicativos e até pelo WhatsApp, principalmente quem trabalha em casa. Nesse sentido, o delivery de comida é um mercado promissor, no qual negócios da área podem contar com muitas facilidades e opções de aplicativos de entrega.

3. E-commerce


Que tal aproveitar o sucesso do comércio eletrônico para tirar seu negócio do papel?

Com um pequeno estoque de produtos, você consegue abrir uma loja virtual em uma plataforma de vendas e atender aos pedidos dos seus clientes. Existe uma infinidade de opções que você pode disponibilizar: artigos para casa, semi jóias, roupas, calçados etc.

11-ideias-de-empresas-para-abrir-em-2022-e-faturar-alto2

4. Eletrônicos e acessórios


Outra opção dentre as ideias de empresas para abrir em 2022 pode ser um comércio de produtos eletrônicos e acessórios para computadores e notebooks.

Com a popularização do trabalho remoto, as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet. Isso faz com que elas busquem por smartphones, tablets, mouses, suportes para celular, notebooks e artigos relacionados à informática com alta qualidade para um melhor desempenho no seu dia a dia. 

Aproveite que o home office veio para ficar e venda produtos que otimizem o esforço dos seus futuros clientes. 

5. Ensino à distância


Os negócios EAD (ensino à distância) também estão entre as tendências para 2022.

Se você é professor e dá aulas de reforço, ensina a tocar instrumentos ou entende como fazer artesanato, use o seu conhecimento como ideias de empresas para abrir. É possível lecionar de casa com pouco investimento, gravando os materiais até mesmo pelo celular.

Os alunos são atraídos pelos conteúdos e anúncios de professores nas mídias digitais, como o YouTube e o Instagram. Se informe melhor sobre os interesses do seu público e passe adiante tudo o que você sabe!

6. Franquias


Os empreendedores optam pelas franquias por, pelo menos, dois motivos: a visibilidade e a consultoria dada pela marca mãe.

Sem dúvidas, essa é uma das formas mais seguras de ingressar no mundo dos negócios. Porém, é necessário um investimento que pode ser alto, dependendo da força da marca  de clientes que a franqueadora possui. Leve isso em consideração na hora de escolher!

7. Consultorias


As consultorias são ideais para os profissionais experientes em uma determinada área e que têm muito a ensinar.

Dentre as possibilidades estão coaching, mentorias e palestras em eventos corporativos. Existem também os consultores de produtos e serviços de empresas.

8. Infoprodutos


Os infoprodutos cresceram muito nos últimos anos e atraíram pequenos empreendedores pela praticidade e baixo custo de investimento.

As possibilidades são: trabalhar como afiliado, produzir produtos digitais como e-books e infográficos, divulgar conteúdos próprios ou revender a terceiros, criar lançamentos para divulgação de cursos, entre outros.

9. Materiais para escritório


Os materiais de escritórios não estão mais somente nas empresas, e sim distribuídos em estações de trabalho nas casas dos colaboradores.

Impulsionado também pela pandemia, esse é um ramo em ascensão: a venda de móveis para home office, como escrivaninhas, cadeiras de escritório e móveis planejados.

10. Revenda


O revendedor é aquele que intermedia a compra entre o fabricante e o consumidor.

As possibilidades desse mercado são imensas e, para começar, não é necessário um alto investimento. Basta adquirir uma quantidade específica de produtos e, após isso, vendê-los, lembrando sempre de reabastecer o seu estoque. O catálogo pode ser diverso: perfumaria, sapatos, lingeries, acessórios etc.

11. Vestuário


O setor de vestuário é imenso, já que existem roupas para todos os biotipos e estilos. Se as peças forem autorais e customizadas, a vantagem é ainda maior.

Para potencializar os lucros, você pode exibir as peças nas redes sociais através de fotos, vídeos e conteúdos interativos, como Reels. Com certeza terá um excelente resultado!

Fale conosco e saiba como a Conta Azul otimiza a gestão da sua empresa  Tire suas dúvidas pelo chat em poucos minutos. Experimente grátis  Especialistas disponíveis agora

Como começar o ano empreendendo com sucesso?

O sonho de todo empreendedor é ter sucesso com o seu negócio - e, no seu caso, não deve ser diferente. Se esse desejo for realizado em 2022, melhor ainda! Mas o que fazer para que isso aconteça? Acompanhe as dicas, a seguir:

Conheça seu público-alvo e o mercado

Comece identificando o perfil do público-alvo. Pesquise sobre suas dores, necessidades e desejos. Outra estratégia é conhecer as ofertas de produtos e/ou serviços encontrados no mercado em que o seu negócio atuará.

Leia mais sobre o tema: Saiba definir o público-alvo ideal para sua empresa

Crie um bom plano de negócios

Para ter um bom plano de negócios, é preciso calcular o investimento inicial, as despesas fixas e variáveis, a previsão de faturamento e de demanda. Lembre-se que planejamento é essencial para tudo na vida.

Saiba mais, aqui: Plano de negócios: o que é, como fazer, passo a passo, modelo e dicas

Aposte em um mix de produtos variado

Para aumentar a base de clientes, é importante contar com várias linhas de produtos disponíveis. Vale ressaltar que os produtos devem estar relacionados, como sabonetes, loções e hidratantes, no caso de dermocosméticos, ou garrafas de gin e tônicas, no caso de bebidas. Esses são apenas alguns exemplos de mix que podem ser aplicados na sua empresa!

Tenha bons fornecedores com você

Faça pesquisas e opte pelo fornecedor que oferece o melhor custo-benefício para você. Fique atento aos prazos de entregas e às recomendações de outros clientes.

Crie conteúdos interessantes

É importante produzir conteúdos para blog, redes sociais e plataformas de vendas. Esses materiais devem ter uma linguagem que combine com o seu público-alvo. Lembre-se de contar histórias interessantes e que chamem a sua atenção, de preferência em canais a serem considerados conforme o interesse do seu público.

Divulgue seus produtos e/ou serviços

“A propaganda é a alma do negócio”. Essa frase famosa que, com certeza, você já ouviu ensina que é necessário divulgar bem seus produtos e/ou serviços para ter sucesso nas vendas. Os melhores lugares para isso são as redes sociais.

Aposte também no marketing boca a boca. Afinal, a indicação tem muita relevância! 

Conte com o apoio da tecnologia

Existem diversas ferramentas digitais que ajudam a impulsionar as vendas. Geralmente, elas estão disponíveis em versões gratuitas ou pagas, por vezes com integração entre sistemas complementares ou com redes sociais, como WhatsApp.

11-ideias-de-empresas-para-abrir-em-2022-e-faturar-alto1

Desburocratize a abertura da sua empresa com a Conta Azul

Conhecer ideias de empresas para abrir em 2022 é importante, mas contar com uma gestão completa e automatizada para que o seu negócio tenha sucesso é indispensável. 

Ao abrir uma pequena empresa, conte com o ERP Conta Azul, um sistema completo e online com funcionalidades que otimizam toda a administração do seu negócio, desde as vendas, os orçamentos e as propostas personalizadas até a emissão de notas fiscais e o acompanhamento de relatórios.

Tudo isso de forma simples, prática e intuitiva. E para que você não perca nada do que acontece na empresa, o App Conta Azul de Bolso conta com alguns recursos do ERP no seu celular, permitindo o acesso às informações de qualquer lugar e a qualquer horário na palma da sua mão.

Quer eliminar a burocracia na gestão do seu negócio em 2022? Clique no link abaixo e teste o ERP Conta Azul grátis.

Você tem uma empresa?  Controle sua gestão em um único lugar: finanças, vendas, notas fiscais e muito  mais. Conheça a Conta Azul Pro. Experimente grátis  Não precisa de cartão, nem de cadastros complexos

Newsletter

Faça agora a gestão financeira do
seu negócio em um único lugar