Datas Comerciais

10 produtos para vender no Dia dos Namorados e faturar muito

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 29/01/2024 | 18 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

    • Não saber quais produtos vender no Dia dos Namorados é um grande erro. Ainda que a data sirva para todos os segmentos na hora de criar lembrança da marca, o faturamento só aumenta para quem sabe o que ofertar;
    • Com uma lista dos melhores produtos, também é possível entender a lógica por trás deles e inclusive fazer kits de venda conjunta ou uma lista própria de produtos exclusivos;
    • Gerenciar as vendas desses produtos fica mais fácil com plataformas completas capazes de controlar vendas, monitorar estoque e emitir notas fiscais. Conheça a Conta Azul Pro e fature muito nesta data.

Experimente grátis a Conta Azul!

Empreendedores que revendem mercadorias de outras marcas devem estar atentos ao que o público mais quer comprar antes de fechar encomendas com fornecedores. Dito isso, trouxemos esta lista com os 10 melhores produtos para vender no Dia dos Namorados.

A maior parte dos itens são presentes, assim como nós temos um presente para você no final. É bacana também considerar como esses artigos podem ser combinados em kits para conseguir fazer vendas conjuntas.

Confira os tópicos:

Não saber quais produtos vender no Dia dos Namorados é um grande erro. Ainda que a data sirva para todos os segmentos na hora de criar lembrança da marca, o faturamento só aumenta para quem sabe o que ofertar;

Escolher os produtos para vender faz diferença? 

É fato que um vendedor de altíssima categoria consegue vender até shampoo para quem tem calvície. Porém, você não precisa fazer todo esse esforço se pode oferecer produtos que as pessoas realmente queiram comprar.

Escolher as mercadorias erradas pode gerar prejuízos para o seu negócio. No caso de quem faz dropshipping, o investimento do marketing vai ser usado em vão. Mas no caso de quem revende produtos, principalmente quem os compra antes de vender, o dinheiro perdido é ainda maior.

Quem define as mercadorias certas, no entanto, não é a vontade pessoal do empreendedor. É importante estudar o mercado, a concorrência e o público consumidor. Afinal, por mais interessante que um produto seja, se ninguém tem interesse em comprar, a tendência é que você não venda nada — exceto se for bem em técnicas de criar mercado para si.

Claro, os produtos certos também não se vendem sozinhos. É importante que você faça com que as ofertas cheguem nas pessoas certas e nos melhores momentos. Afinal, é muita gente abrindo novos comércios diariamente e estão todos competindo pelo mesmo público.

Estude técnicas de vendas se realmente quiser fazer sucesso no Dia dos Namorados.

Datas sazonais significam oportunidades e desafios

Quando estamos falando de datas sazonais, como Dia dos Namorados, montar seu catálogo de vendas fica ainda mais complicado. A gama de produtos que podem ser vendidos fica menor e a competição por essas vendas, maior.

Você pode até estranhar essa afirmação, considerando que existem marcas em todos os segmentos fazendo publicidade nesta época. Porém, a maior parte delas estão lucrando apenas no reconhecimento da marca para vendas posteriores, que não dependem do Dia dos Namorados.

Dito isso, a escolha não se dá apenas por números. Sim, produtos que já têm altas vendas podem ser atrativos, mas se bastasse apenas colocar os mais vendidos no catálogo, todo mundo estaria faturando mais.

Aprenda abaixo a fazer uma seleção cuidadosa dos melhores produtos para vender no Dia dos Namorados.

Aprenda abaixo a fazer uma seleção cuidadosa dos melhores produtos para vender no Dia dos Namorados.

Pré-requisitos a considerar na hora de escolher um produto

Cada produto que você escolhe para compor a estante da sua loja, seja física ou virtual, deve ser escolhido a partir de uma estratégia inteligente. É preciso pesquisar o mercado, o público consumidor, os concorrentes e até formas diferentes de vender essas mercadorias.

Dessa forma, entenda que mandar a foto de um produto para seus amigos do WhatsApp e perguntar se eles comprariam tal mercadoria não é uma boa forma de escolher.

Eles tentarão responder sob a ótica de comerciantes, coisa que eles geralmente não são e, mesmo se forem, não conhecem o seu público-alvo como você. Também, eles representam uma amostra muito pequena de pessoas. É uma pesquisa de baixa quantidade e qualidade.

Não se prenda em listas de produtos. Trouxemos uma muito bacana, pesquisada com critério, mas você não pode ser literal. Veja, o produto que está no topo é uma bebida alcoólica. Faz sentido oferecê-lo no catálogo de uma loja de brinquedos infantis?

Trouxemos esse exemplo inusitado para que você pudesse entender que essa escolha precisa ser feita com cuidado. Nem todos os pré-requisitos são tão fáceis de enxergar quanto um bom senso desse tamanho.

Entenda abaixo o que você precisa colocar na ponta do lápis ao fazer sua escolha de produtos para vender no Dia dos Namorados.

Como está o nicho de atuação do seu mercado?

Um bom empreendedor sempre conhece o nicho de mercado em que está. Se você for abrir um negócio agora, estude todos os elementos do mercado em que vai atuar. Se já tem uma loja, ainda mais motivos para isso.

Dessa forma, considere, por exemplo, que o seu nicho seja de maquiadoras e entusiastas desse setor. Nesse caso, conhecer as tendências de cores, formas e texturas é imprescindível. 

Claro, você não é obrigado a fazer igual aos outros ou entregar exatamente o que o público pede. Pelo contrário, vender o que ninguém sabia que precisava comprar pode ser muito lucrativo. 

Novamente, trazendo um exemplo da nossa lista abaixo de produtos. Se o seu público for gamer, oferecer um kit casal de joysticks e um whisky pode ser muito bacana.

Se o seu negócio já estiver em operação, fazer a investigação interna pode ser interessante também. Conhecer melhor o público que já compra de você permite encontrar padrões.

A investigação do comportamento dos seus clientes fica mais fácil com a gestão de vendas que a Conta Azul Pro oferece.

Entenda como definir o público-alvo ideal para a sua empresa.

A concorrência é um impeditivo?

Concorrência é um obstáculo, ao mesmo tempo que é bom sinal. Se tem alguém vendendo sorvete é porque tem quem compre esse produto. No entanto, você terá que dar um motivo para seu público comprar de você e não do concorrente.

Superar concorrentes demanda estudo. Entenda todos que estão competindo nesse mercado e o que eles não oferecem. Também é possível enxergar no que eles já vendem uma forma diferente de operar, mais atrativa para seu público.

O iFood não inventou o delivery, o que essa empresafez foi unir restaurantes, entregadores e clientes no mesmo lugar. O segredo foi aplicar a estratégia do Oceano Azul.

Entenda melhor como funciona essa estratégia.

Depois, olhe para nossa lista e se pergunte: como posso vender esses mesmos produtos, mas de uma forma que ninguém faz?

Quais soluções/diferenciais o seu produto oferece?

Estudar o produto que será vendido é importantíssimo. Todos eles têm potenciais de venda que precisam ser entendidos pelo próprio dono do negócio. Como o público vai confiar que um produto vai mudar a sua vida se nem o vendedor acredita nisso?

É interessante escolher produtos com os quais consegue se conectar. Se você souber os motivos pelos quais os compraria para si mesmo, terá uma pista por que os seus clientes fariam o mesmo.

A partir daí, o empreendedor consegue desenvolver melhor os argumentos de venda e, também, passa mais confiança. Se tem uma situação chata no comércio é quando um cliente faz uma pergunta simples sobre o produto e o vendedor não sabe responder.

Torne as informações sobre os produtos acessíveis para seus colaboradores com o cadastro de produtos da Conta Azul Pro.

Quanto é a margem de lucro desse produto?

Veja que a margem de lucro não pode ser calculada apenas diminuindo o que você gastou comprando do que ganhou vendendo.

Existiram outros gastos para que essa venda acontecesse, como o investimento em marketing, recursos, transportadora e colaboradores.

Um valor pequeno não é, necessariamente, ruim, já que a quantidade de vendas pode compensar. Ao mesmo tempo, um valor grande de margem de lucro também pode não significar nada. 

Logo, escolha produtos que você consiga colocar um preço que compense os gastos que terá. E esses custos variam até de empreendedor para empreendedor, conforme suas dificuldades e facilidades com certas fatias do mercado. 

Aprenda a fazer uma precificação eficiente dos seus produtos para aumentar a margem de lucro.

Como será a estratégia de distribuição?

A logística das vendas é importantíssima para definir que produtos você colocará na sua loja. São muitas opções de envio e de frete disponíveis, mas nem todas podem atender às necessidades do que a sua empresa comercializa.

Quer um exemplo? Produtos de aerossol, como desodorantes, não podem ser transportados por avião.

Então, o envio desses itens de higiene serão restritos a envio por caminhão, aumentando o custo e o tempo total da entrega — o que pode afastar alguns clientes.

No entanto, há pessoas que comercializam produtos de terceiros com o tal de dropshipping. Dessa forma, se você tiver bons fornecedores espalhados pelo Brasil, fica mais fácil, no quesito de transporte, para vender produtos de qualquer natureza.

Conheça nosso guia básico do dropshipping nacional.

Qual o tempo de vida útil desse produto?

Alguns produtos possuem tempo de vida útil que duram apenas o período de datas sazonais. Isso é, você só consegue vender ovos de Páscoa fora dessa época se os colocar em promoção. Daí, vêm todas aquelas pessoas que estavam só esperando pelo desconto no chocolate.

Essa lógica funciona para o Dia dos Namorados também. Há produtos que perdem parcial ou totalmente o seu apelo depois que o dia passa. Claro, sempre tem uns clientes “atrasadinhos”, mas não representam a maior parte do público.

Dessa forma, se o produto tem muito apelo no Dia dos Namorados, se torna mais fácil vendê-lo no período. No entanto, se você não conseguir liquidar o lote, os produtos restantes trarão prejuízo.

Os fornecedores dão o suporte necessário?

Se você participa de grupos de comerciantes no Facebook, já deve ter visto uma história assim. Um fornecedor se mostra interessante com produtos, preços e condições de pagamento bem vantajosos. Mas nem tudo que brilha é ouro.

Algum lojista acha a proposta interessante,entra em contato, fecha negócio e paga a primeira parcela. Esse mesmo lojista já coloca o produto no catálogo, faz uma grande ação de marketing e consegue diversos compradores.

Só que nenhum dos clientes recebe seus produtos do lojista porque nem ele mesmo recebeu.

Não estamos falando apenas de fraudes, há fornecedores que de fato entregam o que foi comprado, mas em uma qualidade péssima. Atraso, danos nos produtos, ruptura nas embalagens, mercadorias trocadas, fora da validade…

Garanta que seu fornecedor tenha profissionais ativos e honestos com o trabalho, indo além de entregar no prazo e sob o preço certo. Se seus clientes precisarem trocar o produto ou solucionar dúvidas sobre seus usos, é o fornecedor quem deve ser acionado por você.

Saber como consultar um CNPJ na Receita Federal pode ajudar você a evitar fraudes.

10 produtos que são tendência para vender no Dia dos Namorados

10 produtos que são tendência para vender no Dia dos Namorados

 

1. Whisky, vinho e outras bebidas de ponta

Bebidas são um ótimo presente para o Dia dos Namorados, principalmente se seus clientes quiserem compartilhar em um jantar a dois. E podem também ser dados para parceiros que estudam vinhos ou que só gostam de apreciar aquele momento no final do dia.

Nessa categoria, podemos sugerir os vinhos do porto, clássicos para serem consumidos com chocolate, os Whiskys Jack Daniels, seja o tradicional ou versões saborizadas, e o gin Tanqueray London Dry.

É possível até vender em combos de presente, oferecendo kits com chocolates, complementos para drinks, coqueteleiras e copos decorados. Por fim, coloque em embalagens temáticas que serão uma ótima venda.

2. Produtos de beleza, como kits de hair care e skin care

Quem cuida do cabelo vai amar receber esse presente. Essa categoria abraça diversos públicos, incluindo o masculino, então não se acanhe em considerar todos no estudo de público-alvo.

A marca Qod, por exemplo, da Panvel, oferece kits de shampoo e condicionador para cabelo e barba com perfume de whisky.

Para namoradas ou namorados com cabelo comprido, ofereça o Kit Haskell Cavalo Forte, com shampoo, condicionador e máscara. É um tratamento a longo prazo que deixará os cabelos dos seus clientes mais saudáveis.

3. Brinquedos colecionáveis, como bonecos e miniaturas

A ascenção da cultura geek abriu uma porta imensa para novas possibilidades de vendas, visto que bonecos e miniaturas de personagens e franquias se popularizaram.

Mire em figuras clássicas ou que estão recebendo maior visibilidade recentemente. E há várias marcas para procurar, mas se quiser uma aposta mais segura, considere Funko Pops e amigurumis.

Funko Pops são bonecos licenciados que representam personagens da cultura pop, incluindo pessoas reais.

Amigurumis são bonequinhos de crochê com o mesmo potencial de representar diferentes gostos, e ainda são personalizáveis, sendo mais econômicos de se obter para vender.

Investigue outras marcas e possibilidades também. Nada impede de combinar com outros produtos desta mesma lista. Um Funk Pop do Han Solo, de Star Wars, com um Jack Daniels é um ótimo kit de presente.

4. Produtos relacionados a escritórios em casa

Se os namorados dos seus clientes fazem home office ou estudam em casa, produtos que facilitem essas tarefas são bem-vindos. Por exemplo: cadeira gamer, teclado ou mouse ergonômicos e apoios são ótimas ideias.

Em nossas pesquisas, notamos uma oferta elevada de suportes articulados para monitor LCD, Led ou Plasma. Acessórios como esse podem permitir que seus clientes rearranjem a disposição dos equipamentos em casa para ficar mais confortável.

5. Chocolates deliciosos artesanais, importados ou apenas diferenciados

Adoçar a relação é sempre uma ideia interessante. Sua empresa pode vender chocolates para os casais. E o melhor é que existem doces para todos os gostos, basta você estudar seu público-alvo.

Uma solução, caso você goste de se aventurar na cozinha, é fazer chocolates artesanais personalizáveis. Deixe que clientela dite formas, sabores e até nomes a serem escritos no doce. Será um presente único para amores únicos. 

6. Roupas e acessórios, principalmente estampados

Roupas são ótimos presentes para o Dia dos Namorados. E se você tiver uma loja virtual, ajude seus clientes a não se limitarem. Encontre itens diferentes, daqueles que as pessoas acham que só conseguem importando no Ali Express ou na Shopee, com estampas diferenciadas e únicas.

Falando em estampas, roupas e acessórios com designs personalizados são uma ótima pedida. Assim, seus clientes podem declarar seu amor ou mostrar que conhecem bem os parceiros ao escolher o que será impresso.

Caso seu público goste de algo sofisticado, temos dois itens interessantes para sugerir. Se trata do óculos Justin de cor preta fosca e lente degradê, importado da Itália e o relógio masculino Bulova, que possui cores belas e variadas.

7. Cestas de café da manhã

Venda kits com diferentes produtos ou itens para que seus clientes criem suas próprias cestas. Entre o que pode estar nessa seleção de delícias estão: cafés especiais ou gourmets, sachês de cappuccino, pães caseiros e bolachas doces. 

Se o seu público-alvo for compatível com o da Nespresso, inclua cápsulas da Nestlé, Três Corações e semelhantes. Assim, o café em si ganha outro nível de sofisticação.

Por fim, incluir canecas com design pronto ou personalizáveis e cestas caprichadas será o toque final para fazer seu público se apaixonar por sua loja.

8. Livros para prazer ou aprimoramento profissional

Vender livros sempre é possível, pois muitas pessoas mantêm o hábito da leitura. Porém, pode acontecer de sua clientela priorizar versões digitais pela diferença de preço ou facilidades.

Assim, os livros são ótimos produtos para serem vendidos como presente no Dia dos Namorados, visto que eles podem tanto trazer momentos prazerosos quanto aprimoramento profissional.

9. Equipamentos e materiais para hobbies e lifestyles

Muitas moças gostam de se manter a todo momento bem maquiadas e com a estética em dia. Nesse contexto, oferecer kits de unha gel, esmaltes e cabines lixadeiras são um bom exemplo de produtos para se vender como presentes.

O ideal é pesquisar quais são os hobbies que estão em alta entre as pessoas do seu público-alvo: jardinagem, esporte, artesanato, gastronomia e crochê são alguns dos temas que geram presentes legais. 

Imagina vender vasinhos de cactos em formato de coração com kit de cuidados? É muito romântico!

10. Lingerie e produtos de sex shop para investir na relação

Caso queira ser um pouco mais ousado, vender produtos ligados à intimidade do casal pode ser uma solução. E há uma gama enorme de produtos que você pode oferecer dentro desse contexto.

É possível vender do básico, como simples roupas provocantes, a objetos de uso mais avançado. E ter ofertas para casais com fantasias, fetiches e estilos de vida específicos pode ser interessante também.

No entanto, é preciso estar atento a um ponto importantíssimo nesse mercado: clientes desse tipo de produto costumam preferir discrição. Nada de enviar tudo em caixas e embalagens muito chamativas. 

Uma parceria digna de um filme de romance

O encontro perfeito entre você e seu cliente precisa de um cenário perfeito. Local, refeição, entretenimento e bom assunto. Administrar esses recursos sabiamente é o que promove o fechamento de um negócio e o início de um relacionamento de grande prazo com o público.

A Conta Azul Pro é sua verdadeira companheira para esse romance. É aquela que ajuda a preparar todo o contexto, criar autoconfiança e estar bem-arrumado na hora de iniciar o papo.

Veja como a Conta Azul Pro, plataforma de gestão integrada, ajuda nessa relação:

  • Monitoramento de ações de marketing ao trazer dados de envios e aceites de orçamento, integração com plataformas como MailChimp, e números de compra e venda;
  • Administração de estoque, fornecendo dados sobre quantidade de produtos para revenda ou insumos para a produção da mercadoria, inclusive enviando alertas para quando chega em quantidades mínimas;
  • Emissão de notas fiscais facilitada e conciliação bancária automática, facilitando o trabalho de conferência financeira e tributária da sua empresa;
  • Integração com contadores, otimizando o envio de dados para que seu profissional de confiança execute o trabalho com precisão e agilidade;
  • Integração com o App Conta Azul de Bolso, o melhor monitoramento de vendas e estoque de lojas físicas e virtuais;
  • Cadastro geral ou detalhado de clientes, fornecedores e transportadoras, ideal para quem tem produtos para vender para outras cidades e estados;
  • Você pode gerar cobranças por boleto, Pix Cobrança ou cartão de crédito (via link) com a solução de cobranças da Conta Azul;
  • E muito mais!

Teste grátis a Conta Azul Pro e faça a validação dos melhores produtos para vender!

Leia também