10 perguntas de marketing que todo empreendedor deve saber responder

10 perguntas de marketing que todo empreendedor deve saber responder

Iniciar o próprio negócio não é uma tarefa fácil. Exige muita preparação, responsabilidade, organização, planejamento e, principalmente, conhecimento mesmo que básico de todas as áreas. Um dos setores de extrema importância nesta etapa e que deverá acompanhá-lo em toda a construção da sua marca é o marketing. Ele o ajudará desde a divulgação até o relacionamento com os seus clientes, sendo uma peça-chave para o sucesso. Pensando nisso, elaboramos 10 perguntas de marketing que você deve saber responder para fazer sua empresa prosperar. Confira!

Um sistema de gestão que conecta as áreas da sua empresa: do financeiro ao comercial

1. Como divulgo minha empresa?

Há diversas maneiras de divulgar o seu negócio e as formas variam de métodos tradicionais (offline) a digitais (online). Basta escolher aquele que tem mais ligação com o seu público e orçamento para trazer resultados efetivos, construir a reputação da sua marca e anunciar o seu produto ou serviço. Dentre as opções que você pode selecionar estão:

  • Mídia eletrônica (rádio, televisão, internet e cinema);
  • Mídia impressa (jornais, revistas e demais publicações periódicas);
  • Mídia exterior (outdoor, placas, sinalização e pinturas de muros);
  • Marketing direto (mala direta, catálogos, folhetos, folders, cartas, canais de TV por assinatura e elemarketing);
  • Assessoria de imprensa;
  • Relações públicas;
  • Promoção de vendas;
  • Mídia alternativa (carro de som, panfletos, balões, banco de praça, lixeiras, abrigos de ônibus, calendários e risque rabisque).

2. Quem é meu público-alvo?

Um dos grandes segredos de vender mais é saber para quem vender. Assim, os esforços são direcionados para as pessoas que têm o real interesse em adquirir o seu produto ou serviço. Estabelecer o público-alvo é um fator primordial no planejamento de marketing, podendo passar por readequações ao longo do tempo. Assim, ter uma definição mais completa do consumidor certamente ajudará na estruturação dos objetivos comerciais da sua empresa.

É necessário, então, pesquisar e juntar o máximo de informações a fim de conhecê-lo a fundo e traçar um perfil assertivo, levando em consideração, para isso, a demografia, os hábitos de consumo, entre outros detalhes referentes ao comportamento dele. Desta forma, é possível oferecer as melhores soluções para satisfazê-lo e ter a certeza de que o público certo será impactado da maneira correta — uma vez que você saberá para onde direcionar os seus esforços de venda e, assim, maximizar o retorno do investimento realizado.

3. Qual é meu diferencial?

Abrir um negócio próprio é a realização de um sonho e, sem dúvida, você não quer que ele seja comum, não é mesmo? Ou seja, dará o melhor de si para que a empresa se destaque em relação à concorrência e cresça de forma sustentável. Para tal, são necessários atributos para tornar-se único.

É fundamental oferecer vantagens e benefícios exclusivos ao consumidor, algo que o seu concorrente não pode proporcionar. Porém, não basta apenas ter esse diferencial, é preciso divulgá-lo fortemente para que o público perceba o valor daquilo que estará adquirindo.

4. Onde estão os meus clientes?

Embora pareça fácil responder esta pergunta, ela não é tão simples quanto parece. Afinal, com todos os avanços tecnológicos ao se tratar de produtos, por exemplo, eles podem estar a um clique de distância — do outro lado do quarteirão ou em outro país. Portanto, assim como é necessário definir o público-alvo, é essencial saber onde está a maior concentração dos seus consumidores para levar sua oferta até eles. Isto é, traçar as estratégias de divulgação e distribuição das soluções que você oferece.

Como fazer isso? Bom, lembra quando falamos que para definir o público ideal é necessário pesquisar muito para conhecê-lo bem? Isso inclui saber a localização em que há um maior número de pessoas dispostas a comprar ou que buscam aquilo que você pode oferecer. Neste contexto, pesquisas de mercado — estudos para determinar as perspectivas de venda do produto ou serviço e indicar a maneira de se obter os melhores resultados — são grandes aliadas para que o seu negócio seja assertivo desde o início.

5. Quando fazer uma pesquisa de mercado?

Este é um estudo que acompanha o seu negócio durante toda a sua trajetória, inclusive, antes mesmo de iniciá-lo. A primeira pesquisa é feita ainda na etapa de planejamento para conhecer o seu público e identificar os seus concorrentes, para, então, traçar os objetivos. Depois disso, ela pode ser realizada a qualquer momento para responder e solucionar problemas que sejam identificados.

Por exemplo, se houver a intenção de lançar um novo produto no mercado, é possível desenvolver uma pesquisa para projetar a aceitação dele. Outra amostra que pode ser identificada com este estudo é descobrir quais são as verdadeiras motivações por trás do comportamento dos clientes e, assim, encontrar uma forma efetiva de se aproximar deles.

6. Quem são os meus concorrentes?

Dependendo do seu ramo de atuação e do que oferece, sua lista de concorrentes pode ser bem ampla, sejam eles diretos (atendem as mesmas necessidades que a sua empresa), sejam eles indiretos (possuem semelhanças com o que o seu negócio vende).

Para identificá-los, é indispensável que depois da pesquisa de mercado seja feita uma análise que combine os dados recolhidos com informações referentes ao ambiente interno e externo da empresa. Isso ajudará a identificar os pontos fortes e fracos de cada um deles em comparação ao seu negócio. Desta maneira, é possível detectar pontos que talvez sejam necessários melhorar e também pode mostrar novas oportunidades para se destacar, ganhando maior participação no mercado.

7. Como reduzir custos sem prejudicar o marketing?

Ainda que o marketing seja um dos recursos fundamentais para divulgar a sua empresa, é necessário um bom capital, dependendo do meio de comunicação escolhido, para propagar a sua marca e alcançar o maior público possível. No entanto, em momentos de dificuldades como uma crise econômica, por exemplo, muitos pensam em cortar a verba destinada a essas ações, porém, é principalmente nestas horas que isso não deve ser feito. É em ocasiões assim que o marketing tem que ser muito bem trabalhado para que você se destaque e aumente as vendas. Neste sentido, separamos 5 dicas essenciais que ajudarão a economizar e, ainda, gerar receita para manter o seu negócio vivo na mente do consumidor. Olha só:

  • Tenha um planejamento de marketing e defina metas, assim, é possível identificar novas maneiras de chegar até o seu público-alvo e que caibam dentro do seu orçamento;
  • Troque grandes investimentos em mídia de massa por pequenos investimentos focados em públicos específicos;
  • Reforce a sua presença digital, afinal, grande parte do seu público tem acesso à Internet e é um jeito rápido de você chegar até ele;
  • Otimize seu site para aparecer mais nos mecanismos de busca, desta forma, o seu público vai encontrar você com mais facilidade;
  • Invista na sua própria base de clientes atuais, ou seja, trabalhe na retenção do público que já comprou e conhece o seus produtos e serviços.

8. Como avaliar o sucesso da minha campanha de marketing?

Podemos dizer que tudo depende do objetivo da campanha e do meio de comunicação utilizado para alcançá-lo. Por exemplo, em plataformas online é possível fazer um acompanhamento bem de perto e mensurar os resultados rapidamente. Já nos meios offline, a avaliação não costuma ser tão rápida. Independentemente do meio, há alguns números que apontam o sucesso de uma campanha, como:

  • Aumento das vendas;
  • Crescimento do número de visitas ao site;
  • Solicitações de orçamento;
  • Curtidas e compartilhamentos nas redes sociais;
  • Diminuição do número de aberturas de chamados no serviço de atendimento ao consumidor.

9. Como marketing e vendas se complementam?

Alinhar o marketing com vendas pode parecer um grande desafio para os empreendedores  — mesmo que sejam em pequenas empresas e com equipes menores —, mas o fato é que quanto mais estas áreas atuam integradas, melhores são os resultados. Enquanto a primeira é responsável por coletar informações, analisá-las e traçar as melhores estratégias, a segunda entra em campo para executá-las e trazer um retorno de como o seu cliente percebe a sua marca no mercado.

Para que este trabalho flua de forma conjunta e complementar, é importante verificar a necessidade de efetuar algumas mudanças, afinal, ambas as áreas podem colaborar muito uma com a outra para agregar valor e fazer a sua empresa crescer. Confira:

  • Atividades entre os setores: envolva ambas as equipes no planejamento de produtos e metas de vendas, assim, é possível compartilhar o conhecimento que cada área tem do consumidor e, consequentemente, alcançar os objetivos mais rápido.
  • Processos: promova reuniões em conjunto e utilize e atualize bases de dados compartilhadas para estabelecer métricas em comum.
  • Estrutura da organização: prepare um ambiente no qual estas duas áreas possam trabalhar juntas. Deste modo, elas ficam mais próximas e podem trocar informações a qualquer momento, otimizando o tempo e os resultados.

Estas atitudes podem fazer a diferença para a sua empresa. Lembre-se: marketing gera demanda para que vendas gere negócios: uma boa gestão facilita o trabalho de ambas as áreas, diminui os custos e garante mais receita.

10. Como marketing e atendimento se complementam?

Em uma conversa informal com seus amigos, é sempre muito comum ouvir algum deles reclamando que em determinado momento foram mal atendidos em uma loja ou em um serviço de atendimento ao cliente, não é mesmo? Isso acontece porque muitos empreendedores esquecem que investir em um bom atendimento resulta em consumidores satisfeitos, aumento nas vendas e fidelização.

Neste sentido, ter um relacionamento positivo com o seu público-alvo implica em conhecê-lo muito bem para saber como abordá-lo — e é aqui que o marketing entra para complementar o atendimento. Afinal, quem o pesquisou, estudou e analisou bem a fundo? O marketing. Com toda informação que ele dispõe, é possível traçar estratégias para aproximar e preparar o atendente para entender as necessidades e o problema para oferecer a melhor solução.

Modelo de Planejamento de Marketing  Disponibilizamos este guia para auxiliar no trabalho de marketing da sua  empresa Baixar o guia agora

Agora que você já tem todas as respostas de marketing que são essenciais para que a sua empresa cresça, que tal colocar tudo isso em prática? E não se esqueça, compartilhe sua experiência e dúvidas conosco aqui embaixo, nos comentários. Estamos ansiosos para ouvi-lo.

Quer ter acesso a
materiais gratuitos?

 
<https://cta-service-cms2.hubspot.com/ctas/v2/public/cs/c/?cta_guid=50ebdc92-329a-40a1-9caf-fa81543a8adc&placement_guid=2fe57723-5fb5-47c5-b9eb-e06d10883d31&portal_id=652034&redirect_url=APefjpH-sJodulB40LkLn3KOdjabGsRQrvD-UzG_-mxgFGYOQY7Pax91wMczwqC9tjy6OjwX00HU_Bo7PUPMr5BIKOv40gMMcHS86PIGVrS7qRooJBOJ-7oexC4LmqeY82ilgISiw_vgWj_M6UrXXz1MrtJWPp1fCkV3L8k9Z1TtKD_8zvHbHbmBJ-eUK8zfoV_QfTmHP_eg4dFVeSu30yynTNlUDR2aWCt8pi1edP5oHylON5s64GfVFnCwR305nirbsqyzLULbK7y2JSzUtMlN7fQ4XNMBWGbmU8axTsYxArQmFT5Bef95SSu6-RPgLNW5AplENu_zmV3QuRJ6K_Gd5RpBPj09UQ&hsutk=69c6ede4c71301f633be694182efeb4b&canon=https%3A%2F%2Fblog.contaazul.com%2Fo-que-e-pro-labore-ab&click=2a99f1b9-eb95-4503-bbbb-7be3d73be873&pageId=5442744710&__hstc=99675841.69c6ede4c71301f633be694182efeb4b.1512590389679.1512590389679.1512647250062.2&__hssc=99675841.7.1512647250062&__hsfp=1187972499>  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   ContaAzul é o sistema de gestão online  para você organizar sua empresa   <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>  Quero Saber Mais  <https://experimente.contaazul.com/controle-financeiro/>   Experimente Grátis <https://contaazul.com/cadastro/>