Datas Comerciais

Dia do Consumidor: o que é e como aproveitar para vender mais

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 05/03/2024 | 10 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • Celebrado em 15 de março, o Dia do Consumidor está entre as principais datas comemorativas do primeiro trimestre;
  • A data pode ser uma ótima oportunidade para as empresas aumentarem o número de vendas;
  • As promoções, o investimento em marketing e o conhecimento dos clientes são práticas que ajudam as empresas a aproveitarem melhor a data.

O Dia do Consumidor é uma das datas mais importantes para negócios dos mais diferentes segmentos. A data é uma ótima oportunidade para as empresas aumentarem o número de vendas.

No entanto, para aproveitar essa data, é fundamental desenvolver estratégias efetivas com o intuito de alcançar melhores resultados e, consequentemente, aumentar o número de vendas.

Pensando na importância do tema, neste artigo você entenderá como aproveitar esse período de forma estratégica. 

Acompanhe os tópicos a seguir e boa leitura.

Uma mulher sorrindo olhando para o celular que está em uma das suas mãos e na outra, está segurando um cartão

O que é o Dia do Consumidor e quando é comemorado?

A data é comemorada em 15 de março e foi criada nos Estados Unidos em 1962, quando o presidente John Kennedy protocolou uma mensagem no congresso norte-americano para reconhecer os direitos que as pessoas têm enquanto clientes. 

Além de ser uma maneira de reforçar as garantias dos consumidores para as empresas e para a população em geral, essa homenagem também teve um forte apelo comercial. Não por acaso, o mundo inteiro aderiu à data para impulsionar ainda mais a saúde financeira do varejo.

Pense bem: se a ideia é justamente valorizar quem consome, nada melhor do que fazer isso através de descontos e vantagens. No fim, ganham os clientes e também as empresas!

Inclusive, a data tem proporcionado resultados positivos para as empresas. Segundo a pesquisa feita pela Nuvemshop, os e-commerces de pequenas e médias empresas obtiveram 31% a mais de faturamento com vendas em 2023 se comparado com o ano anterior. O levantamento levou em consideração o número de vendas realizadas entre os dias 12 e 15 de cada ano.

Pensando nisso, o Dia do Consumidor tem como objetivo valorizar aqueles que consomem e reforçar as garantias dos próprios clientes. A data tornou-se uma ótima oportunidade para os empreendedores venderem mais.

Como se preparar para o Dia do Consumidor?

Preparar o estoque

Ao preparar o estoque de maneira adequada, as empresas vão se organizar com antecedência e evitarem surpresas, como a falta de algum produto demandado pelo cliente. Desse modo, com o estoque abastecido, os negócios vão aproveitar mais oportunidades de vendas.

Para preparar o estoque é fundamental conhecer as demandas e as necessidades do seu cliente. Também é importante verificar os níveis de estoques de cada produto para evitar excesso ou falta de materiais.

Leia também: Como fazer controle de estoque?

Pesquisar os produtos mais vendidos

Essa questão se relaciona com o tópico mencionado anteriormente. Ao ter o conhecimento dos produtos mais vendidos anteriormente, a empresa terá um estoque alinhado com os desejos ou necessidades dos consumidores. 

Você poderá, inclusive, evidenciar esses produtos mais vendidos através de promoções com porcentagem de desconto ou para produtos, como compre 1 e leve 2. Ações como essas fará você aproveitar mais oportunidades de vendas.

Entender como fornecer os descontos

Os descontos são importantes para atrair mais consumidores e vender mais. No entanto, as promoções devem ser bem planejadas, pois as ofertas não podem comprometer o fluxo de caixa e o orçamento empresarial.

Esteja atento também em relação aos custos necessários para o desenvolvimento dos produtos e serviços. Nesse contexto, para definir estratégias eficientes de preços é fundamental conhecer o custo de produção e estabelecer margens de lucros com o intuito de assegurar a continuidade das operações do seu negócio.

Leia também: Calculadora de Precificação

4 Estratégias para vender mais nessa data

Você certamente concorda que não existe uma fórmula mágica para vender mais nas datas comerciais, já que tudo depende do perfil e do planejamento do negócio. Contudo, algumas ações não podem faltar para que suas promoções deem certo. 

Confira agora estratégias para ajudar você, empreendedor, a aumentar o número de vendas e alcançar melhores resultados no Dia do Consumidor:

1. Aposte em descontos e vantagens exclusivas

Oferecer descontos é uma ótima ideia para vender mais, pois os preços atrativos convidam mais pessoas a comprarem da sua empresa. Além disso, disponibilizar vantagens exclusivas é bastante válido. 

Entre algumas possibilidades estão, por exemplo, cashback para quem consome mais, descontos para quem compra em maior quantidade  ou até mesmo os clientes que fazem parcelamentos sem juros.

Os descontos a serem fornecidos variam conforme as necessidades e a situação financeira da organização. É importante que os descontos ou promoções não comprometam a situação financeira da sua empresa. Isso porque, em alguns casos, preços baixos podem não cobrir os custos de produção.

Desse modo, é fundamental estudar sobre a situação financeira empresarial e compreender sobre os custos relacionados aos produtos e serviços.

2. Disponibilize vantagens no frete e ofereça entrega rápida

Fornecer entrega rápida é um diferencial relevante, pois pode ajudar a sua empresa a proporcionar uma experiência positiva para o cliente. Dessa maneira, mais pessoas terão uma imagem positiva do seu estabelecimento, podendo indicar o seu negócio para mais pessoas.

Para conseguir fornecer fretes a preços competitivos é muito importante planejar as rotas para que seja possível entregar mais mercadorias em menos tempo. Nesse cenário, o planejamento logístico é fundamental.

A entrega rápida segue a mesma lógica e a terceirização de algumas atividades logísticas é bastante relevante. Nesse contexto, é muito válido estabelecer parcerias estratégicas regionais para otimizar o tempo das entregas.

3. Diversifique as formas de pagamento

Ao diversificar as formas de pagamento, é possível aproveitar mais oportunidades. Nesse contexto é bastante válido oferecer diferentes métodos de pagamento, como Pix, cartão de crédito, boleto, entre outras possibilidades. 

Ao fornecer diferentes métodos de pagamento, a sua empresa vai demonstrar ser flexível e conseguirá aproveitar mais oportunidades de venda.

4. Aposte na experiência do cliente 

Procure proporcionar uma experiência positiva ao cliente, pois isso ajuda a fidelizar mais pessoas. Esteja atento ao atendimento, preste um bom suporte, tenha bons prazos de entrega dos produtos, entre outras questões.

Todas essas questões, somadas, são importantes diferenciais competitivos, pois vão ajudar o seu negócio a melhorar o relacionamento com as pessoas e a conquistar mais clientes.

Leia também: Como montar um programa de fidelidade e vender sempre

Como divulgar suas promoções no Dia do Consumidor?

Para aproveitar a data, é fundamental, dentre outras coisas, saber como divulgar as promoções. A escolha dos canais adequados, os gatilhos mentais e os anúncios estão entre as principais práticas que vão ajudar o seu empreendimento a fazer a divulgação de maneira efetiva.

Utilize os canais em que seus clientes estão

Entenda o perfil do seu público e verifique quais são os canais onde os clientes estão. Ao compreender sobre essa questão, é possível atuar nos canais certos e mais efetivos para o seu nicho. Assim, você empreendedor é capaz de direcionar os esforços nas suas estratégias de comunicação e marketing.

Faça lives e aposte em influenciadores

A realização de lives é uma forma rápida e prática de divulgação tanto de serviços, quanto de produtos para as empresas, para aproximar a sua audiência tornando a comunicação mais clara e direta. 

Os influenciadores também são capazes de potencializar a divulgação, pois ajudam a gerar identificação e confiança com o público. Com isso, mais pessoas terão identificação positiva com a sua marca, favorecendo as vendas no Dia do Consumidor.

Ofereça boas condições de frete

Disponibilizar frete gratuito e/ou entrega rápida são duas vantagens que podem fazer toda a diferença para o cliente. Ao proporcionar uma experiência de compra mais agradável, com entregas rápidas e preços competitivos, mais clientes estarão dispostos a comprar da sua empresa ou indicar para os amigos. 

Invista em anúncios

Investir em anúncios agora é indispensável para qualquer negócio por conta da grande competitividade digital. As plataformas online, como o Google Ads, possibilitam a segmentação regional, por faixa etária, interesses, entre outros critérios que facilitam encontrar o público ideal para a venda do seu serviço ou produto.

Ao investir em anúncios você poderá divulgar as promoções e ações do seu negócio para um público direcionado, além de otimizar recursos, é possível aumentar os resultados. 

Ofereça brindes 

O fornecimento de brindes é outro fator que ajuda a otimizar a experiência do cliente. A boa notícia é que há um universo de possibilidades que pode ser explorado. A empresa pode oferecer, por exemplo, brindes relacionados aos produtos oferecidos pelo seu negócio, fornecer presentes para pessoas que fazem compras regularmente ou a partir de um valor específico, etc.

Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais fazem referência às palavras que estimulam sentimentos específicos nas pessoas. Essa prática tem como objetivo impulsionar o desejo de compra. Nesse cenário, algumas práticas são muito úteis, como a inclusão de elementos de escassez (restam apenas poucas unidades disponíveis), prova social, urgência (a promoção é válida por tempo limitado), entre outros.

Continue aprendendo com a Conta Azul

O Dia do Consumidor é uma oportunidade única para fortalecer sua marca, conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes. Ao oferecer benefícios tangíveis, planejar com antecedência e focar na experiência do cliente, você pode ir além de simples transações comerciais e construir uma base sólida para o crescimento a longo prazo.

A data é, portanto, uma ótima chance para construir relacionamentos duradouros com seus clientes e fortalecer sua marca no mercado. Ao implementar as dicas deste post, você estará pronto para aproveitar ao máximo essa data especial e impulsionar seus negócios.

Agora que você já sabe o que é e como aproveitar o Dia do Consumidor para vender mais, confira este conteúdo e descubra como fazer uma promoção de vendas de sucesso.

Leia também