Gestão do Negócio

10 aprendizados da doceria sodiê para novos empreendedores

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 07/07/2023 | 9 mins de leitura | ← voltar

Sobre o que estamos falando?

  • A doceria Sodiê é uma empresa criada por Cleusa Maria, empregada doméstica que chegou ao sucesso vendendo bolos e doces no bairro onde morava;
  • É possível aprender lições valiosas com a empreendedora, como a determinação ser um fator valioso para o êxito do empreendedorismo;
  • Administrar cozinhas e empresas não é uma tarefa fácil. No segundo caso, é possível facilitar sua vida com ferramentas de gestão robustas e otimizadas como a Conta Azul Pro.

Experimente grátis a Conta Azul!

 

 

A doceria Sodiê não nasceu pronta. A Cleusa Maria, empreendedora e idealizadora da marca, começou como empregada doméstica e não sabia nada de cozinha. Juntando a necessidade com a oportunidade de aprendizado, ela se tornou uma empreendedora de sucesso.

Conhecer a história de Cleusa Maria permitiu que extraíssemos 10 lições muito valiosas sobre empreendedorismo. Leia abaixo a história que inspirou este conteúdo e entenda, objetivamente, como você pode usá-la para aprender a chegar no sucesso.

cleusa-maria-da-silva-fundadora-da-sodie-doces-2-1551281312732_v2_900x506.jpg
Fonte: UOL

De empregada doméstica a dona de franquia da doceria Sodiê

É impossível conhecermos a exata realidade de cada empreendedor.

Porém, sabemos que as pessoas que empreendem, como você, tem algo em comum: a garra e a vontade de fazer com que os sonhos se concretizem. E a história de Cleusa Maria, da doceria Sodiê, também surgiu assim.

De boia-fria a mestre confeiteira, de empregada doméstica a empregadora de centenas de funcionários espalhados em mais de 300 unidades, Cleusa foi a idealizadora e vitoriosa que fez a doceria Sodiê nascer.

Como muitos trabalhadores brasileiros, a empreendedora era bem pobre e precisou ajudar em casa desde cedo. A carreira profissional dela começou na boia-fria e nos serviços domésticos. 

Porém, um dia, uma antiga patroa precisou de ajuda para fazer um bolo — algo que ela nunca tinha feito na vida. Cleusa Maria ficou contente com o resultado e começou a vender bolos e doces no bairro onde morava.

Ainda nessa época, comprou mesas e uma vitrine para abrir a primeira loja em Salto – SP. Talvez isso tenha inspirado sua expansão de 2017/2018, quando decidiu que lançaria uma rede de franquias de salgadinhos pensada em municípios que tivessem até 100 mil habitantes.

Humilde, ela sempre deixa claro que sua vida de empreendedora começou por necessidade. Não era uma ideia ser empresária.

Ela precisava colocar comida na mesa e tentou fazer isso da forma mais efetiva possível — mas com o tempo, claramente virou um sonho e, depois, uma realidade.

Nisso, muitos já começam com vantagem: saber o que quer para si na vida empresarial faz você sair na frente de muita gente que ainda está quebrando a cabeça tentando decidir.

Se você tem um mínimo de oportunidade de parar e planejar o seu negócio, aproveite. Aproveite cada segundo para traçar metas, fazer capacitações, analisar onde você quer chegar. 

Conheça a Estratégia do Oceano Azul para ter um norte ao abrir um negócio!

10 lições de empreendedorismo para aprender com a Sodiê 

 

1. O erro pode ser uma oportunidade

Todo erro é a preparação para um acerto. O primeiro bolo de Cleusa pode ter sido bom para lançá-la no mercado, mas com certeza não é o mesmo que ela vende hoje. Fazer uma receita ao nível profissional depende de esforço e investimento de tempo até acertar o ponto.

Também podemos nos inspirar na história do Sucrilhos, o cereal mais famoso do mundo, para lembrar como o ramo alimentício cria receitas incríveis a partir de descuidos.

O cereal surgiu quando os irmãos Kellogs estavam tentando fazer granola, mas usaram flocos de trigo por acidente. Surpresos com o resultado, tentaram fazer de novo, propositalmente, mas desta vez com flocos de milho.

2. O sucesso exige tempo e paciência

O sucesso profissional é um doce sem receita. Quanto melhor for o resultado que você quer, mais ingredientes de qualidade e procedimentos difíceis vai ter que buscar para o seu repertório. E tudo isso demanda tempo e paciência.

Quem se apressa, pode errar a mão e fazer o merengue desandar. Também dá para se atrapalhar na calda e deixar ela queimar. Tenha paciência, seja resiliente e tire o bolo do forno na hora certa para não embatumar.

3. Ética, qualidade e respeito como pilares

Não dá para mentir. Ser desonesto muitas vezes é sim o atalho para o sucesso, faz pular várias etapas de avanço. Mas qual o custo disso? Você se sentirá bem chegando lá sabendo que precisou prejudicar os outros, incluindo clientes, para isso?

A diferença entre o bolo que a doceria Sodiê faz e o de uma fábrica de alta produção está no amor traduzido na entrega final. E quem ama, é honesto, é sincero. Quando fizer um doce, ou outro produto e serviço que você gosta, lembre-se do propósito de tudo isso. Seja fiel aos seus princípios. 

Doce bom é o que faz todo mundo sorrir.

4. Determinação é um grande aliado

A vida pode ser doce como merengue, mas se você desistir antes de pegar o ponto, tudo vai desandar. Seja firme e não desista do seu propósito. A diferença entre o sucesso e o fracasso pode ser só um dia de luta a mais.

É normal as pessoas sentirem com vontade de desistir. O motivo para continuar a lutar pelos seus sonhos é que só você pode fazer isso. Ninguém, por mais rico e benevolente que seja, pode alcançar seus objetivos por você. Porque se te derem pronto, não foi você quem fez. 

5. Nunca esqueça de analisar a concorrência

Você não precisa olhar o mercado como se fosse um campo de batalha. Isso não significa que não tenham disputas ocorrendo. O cliente só vai comprar um bolo hoje, mas se decidir comprar um segundo, vai ser de você ou do concorrente?

Quando for analisar a concorrência, sugerimos anotar o que ela faz ou não. É comum as pessoas quererem imitar o que está dando certo, mas você arrisca viver à sombra do outro, de ser a segunda (ou até terceira) opção.

Descobrir a sua vantagem competitiva é ideal para sair na frente da concorrência!

6. Permita se sentir desafiado

Obstáculos não são nada mais do que o material para a construção do seu futuro. Abrace todos os desafios que aparecerem. Não se sinta mal por sentir medo. Saiba que o medo é o combustível da coragem e abrace essa sensação com toda sua força.

7. Tenha pessoas boas ao seu lado

Ninguém vai a lugar nenhum sozinho. Somos seres sociais. Então, se cerque de pessoas boas. Quem torce por nós e, mais ainda, nos ajuda, é algo raro, então valorize quando encontrar essas pessoas.

Evite pessoas invejosas, mas também saiba ter parcerias profissionais sem laços afetivos se for estrategicamente positivo para você. Não tem problema ter relações assim, desde que não sejam falsas.

8. Busque conhecimento

Quando você está empacado na vida, não sabe que caminho seguir, mas sabe que não é falta de esforço, estude. O conhecimento consegue ampliar nossa visão e entendermos melhor quais são as nossas opções de curso.

Muitas vezes as pessoas são paradas por não saber como prosseguir. Não é por falta de força de vontade. Mas força por força é para quê, além de se dedicar a algo que não dá resultado? Não! Você pode mais do que isso.

9. Persista até acertar

Se todos acertassem na primeira tentativa, não existiriam derrotas nem desistências: essas palavras provavelmente nem existiriam. Na segunda e na terceira? A taxa de derrota também é grande. Entenda: você vai errar, mas é do erro que nasce o acerto.

Ninguém nasce sabendo de tudo ou pronto. Pense nas lições de vida que você teve desde criança até a vida adulta. Você sempre acertou? Ou você errou, aprendeu com o erro e amadureceu? Ser empreendedor de sucesso depende de amadurecer como profissional.

10. Esteja aberto a novas ideias

Ninguém chega a lugares diferentes fazendo a mesma coisa sempre. Abra sua mente para testar novas coisas, como receitas, modelos de loja, tratamento ao cliente e ferramentas de gestão. Afinal, a tecnologia é a maior aliada do empreendedor moderno.

Enquanto você lida com o caixa e fiscaliza a cozinha, não tem tempo para ficar abrindo planilhas de Excel e acompanhar em tempo real as vendas, por exemplo. Nesse momento, aplicativos avançados (e até gratuitos) de gestão financeira são uma mão na hora.

Vendas e estoque na palma de mão é com o App Conta Azul de Bolso!

cleusa-maria-sodie-doces-2019
Fonte: Veja SP

Ingrediente secreto do sucesso

Nós conhecemos um ingrediente secreto que a Cleusa não conhecia no começo. E esse ingrediente é como um fermento mágico e ajuda seu negócio a crescer firme, nutritivo e saudável. O que fará sua receita ser um sucesso é a Conta Azul Pro.

A Conta Azul Pro é um ERP, ou seja, uma plataforma para o gerenciamento financeiro da sua empresa. Se estivéssemos falando de ERPs comuns, poderíamos dizer que é só uma planilha de Excel mais avançada. Porém, o ERP da Conta Azul vai além.

A Conta Azul Pro oferece:

  • Gestão de compra e venda de produtos e insumos;

  • Controle de estoque, com avisos quando seus ingredientes estiverem acabando;

  • Monitoramento de negociações, inclusive a partir do envio de orçamentos;

  • Integração com as principais ferramentas de automação em marketing, gerenciamento de negócios, prospecção de vendas, e-commerces e diversas outras;

  • Integração com uma plataforma específica para contador, provendo a ele todos os dados necessários para executar seus serviços de forma precisa e ágil;

  • Atendimento ao cliente doce como merengue.

Não passe vontade!. Faça o teste grátis da Conta Azul Pro e comprove todas as vantagens por si só! 

Leia mais

Leia também