Vendas

WhatsApp para empresas: como se apropriar desse canal para vendas e relacionamento com clientes?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 6 mins de leitura | ← voltar

whats-app-empresas.jpg

A versão do Whatsapp para empresas busca facilitar a vida de pequenos negócios que adotam o aplicativo de mensagens como um de seus canais de vendas e atendimento.

Chamado de Whatsapp Business, o app, gratuito, foi lançado já há muitos anos e se tornou um dos principais meios de comunicação em empresas, parceiros e clientes.

Com ele, as empresas ganham ferramentas como automatização de respostas, classificação de diálogos e clientes e estatísticas de relacionamentos.

Como se trata da plataforma de mensagens mais utilizada no Brasil, o aplicativo é um atalho interessante para o contato direto com clientes e leads.

Conforme os últimos números revelados pela empresa, em maio de 2017, o Whatsapp possui mais de 120 milhões de usuários ativos no país.

No mundo, são mais de 1,3 bilhão de usuários.

Para que você não deixe de aproveitar ao máximo as vantagens e recursos do Whatsapp para empresas, vamos destrinchar a novidade ao longo deste artigo. 

Estatísticas do Whatsapp

Se sua empresa não usa o Whatsapp para se comunicar com seus clientes, talvez seja melhor repensar sua estratégia. Segundo um estudo feito pela consultoria Morning Consult, a pedido do próprio Facebook (dono da empresa), o aplicativo já é utilizado por quatro em cada cinco micro e pequenas empresas brasileiras em sua rotina de trabalho.

Mundialmente, o Brasil é o segundo país com mais usuários, só perdendo para a Índia. Vale destacar que a população indiana é quase 10 vezes maior que a brasileira.

Por isso, seu negócio não deve desperdiçar a chance de aparecer nessa vitrine.

Para começar, não é difícil. Quem usa o aplicativo por um perfil pessoal não perderá o acesso. Mas, para utilizar as novas ferramentas para empresas, é preciso fazer o download do app Whatsapp Business na loja Google Play.

Faça o download e, em seguida, configure-o para a sua empresa. Não precisa informar o CNPJ, mas é preciso ter um número de telefone exclusivo, ou seja, seu número já registrado em um perfil pessoal não poderá ser usado duplamente.

De qualquer forma, tanto o Whatsapp em sua versão original quanto o Whatsapp Business poderão ficar instalados no seu smartphone.

Como utilizar o Whatsapp para empresas

Uma vez instalado, você poderá criar um perfil comercial. Nele, inclua informações como site, página no Facebook e endereço físico. Não é necessário informar qualquer tipo de número de documento, inclusive CNPJ.

As informações a respeito de sua empresa poderão ser listadas, facilitando ainda mais o contato com clientes. Segmento, horário de atendimento e a descrição de seu negócio são alguns dos dados que poderão ser incluídos, aumentando sua visibilidade.

Outra função interessante é a de sincronização de número de telefone fixo. Significa que chamadas para seu número de Whatsapp poderão ser direcionadas para outro número. Tal recurso é bastante útil para quem se desloca o tempo todo ou fica muito tempo impossibilitado de falar. Interessante, não?

Também pensando nisso, os desenvolvedores do app criaram uma função que já existe no Facebook para Empresas, a opção de respostas automáticas. Essa talvez seja a novidade mais bem recebida, afinal quem tem um negócio precisa responder constantemente as mesmas perguntas.

E já que o Whatsapp para pequenas empresas é um app de negócios, nada mais justo do que disponibilizar métricas, para que você saiba como seus clientes estão recebendo suas mensagens. Essa opção está disponível acessando as Estatísticas no aplicativo.  

Otimizando o Whatsapp para o seu negócio

Uma vez instalado, é hora de aproveitar o aplicativo para que ele seja um canal de comunicação integrado à sua empresa. Não se pode ignorar que o omnishopper é o cliente que mais demanda atenção por parte das empresas.

Ele gosta de ser atendido onde quer e na hora em que preferir, ou seja, sua empresa deve estar pronta para receber suas dúvidas e responder com rapidez e máxima eficiência.

Para isso, divulgue o número nas redes sociais, sites e onde mais seu negócio estiver presente pela internet. Nas lojas físicas, você também poderá informá-lo, até mesmo como canal de atendimento pós-venda.

Como você terá acesso direto aos números de seus clientes, nada mais adequado do que prestar consultoria para que eles utilizem seus produtos ou aproveitem seus serviços da melhor forma. Não os deixe na mão depois da compra – mostre a eles como poderão aproveitar ao máximo sua aquisição. Assim, você garante um atendimento 3.0, fazendo da compra uma experiência significativa para seus clientes.

Um desdobramento dessa iniciativa, portanto, é a fidelização. Eles vão perceber que sua empresa não os esqueceu depois de ter comprado com você. Assim, o Whatsapp Business potencializa esse contato, de forma que agora seu negócio tem a chance de estreitar relacionamento e reforçar sua presença na vida do público que atende.

Além disso, clientes que “somem” podem ser reativados. Crie campanhas promocionais, incentive os que não compram nada há muito tempo a voltar – mas faça isso de forma leve, se possível, divertida e bem-humorada.

Atenção ao que não fazer

Assim como no Whatsapp pessoal, existem limites que sua empresa deve respeitar para não tornar um aborrecimento aquilo que deveria informar e entreter. A maior atenção deve recair sobre a quantidade e frequência das mensagens que sua empresa poderá transmitir.

Antes de enviar um vídeo ou informar sobre uma promoção, procure saber, pelas estatísticas, se aquela pessoa de fato mostrou interesse em comprar o que você tem para vender. Portanto, direcione mensagens com mais frequência para os que demonstram mais interesse e para os que parecem indecisos, procure ser mais “cirúrgico” e dizer a eles exatamente o que precisam saber.

Na falta de uma referência, você pode adotar um cronograma semanal de mensagens, começando com dois conteúdos. Se o feedback das pessoas for positivo, continue, ou mesmo aumente a quantidade de envios de acordo com a classificação daquele cliente no aplicativo. Por outro lado, caso a reação seja negativa, reduza as mensagens ou procure saber se o conteúdo está adequado à sua audiência.

Se decidir por mandar mensagens bem-humoradas – desde que ligadas ao seu negócio – certifique-se de que não há linguagem imprópria, ofensiva ou imagens chocantes. Da mesma forma que reagimos mal quando aquele amigo sem noção envia um vídeo digno de censura, seu cliente com certeza não vai gostar de receber conteúdo de má qualidade. Para piorar, a imagem e credibilidade de sua empresa serão irremediavelmente arranhadas caso suas mensagens não sejam bem recebidas.

Não há dúvidas de que o Whatsapp para pequenas empresas pode ajudar muito no marketing do seu negócio, possibilitando até mesmo que se explorem vendas com maior valor agregado. O melhor de tudo é que o recurso é extremamente acessível, simples de usar e tem enorme potencial de retorno. Aproveite com sabedoria e faça mais negócios.

Você deve usar muito o Whatsapp na rotina de sua empresa. Pensando nisso preparamos um artigo sobre Exemplos de mensagem de cobrança para clientes para enviar no WhatsApp

Leia também