Gestão do Negócio

Trabalhar com o que gosta e ganhar dinheiro, é possível?

Vinicius Roveda Vinicius Roveda | Atualizado em: 07/07/2023 | 3 mins de leitura | ← voltar

Trabalhar com o que gosta e ganhar dinheiro, é possível?

A escolha de uma profissão é, provavelmente, a missão mais difícil da vida. É cada vez maior o número de pessoas que, depois de fechar o expediente no horário comercial no escritório, reserva algumas horinhas da noite para fazer aquilo que realmente ama ou simplesmente sonhar com isso. Seja escrever um livro, pintar quadros, vender, construir móveis de madeira, programar sites, enfim, trabalhar com o que gosta.

Estas pessoas reservam apenas alguns momentos para aquilo que mais amam por puro medo de seguir a sua verdadeira vocação e, principalmente, não confiarem que essa atividade pode ser lucrativa. É o seu caso? Então não espere mais para empreender e viver da sua verdadeira paixão.

Largar tudo e trabalhar com o que ama e lucrar muito com isso é possível. Veja por quê.

Sua produtividade aumenta sem esforço

Quantas vezes você já teve a sensação que o dia de trabalho demorou séculos para passar e, no final do expediente, você notou que não produziu quase nada apesar das horas que ficou na empresa? Quem trabalha no que gosta dificilmente terá este sentimento. É muito simples: ao atuar fazendo o que se gosta você produzirá muito mais sem nem mesmo perceber. Isto acontece porque o trabalho deixa de ser obrigação para se tornar algo prazeroso e agradável. Quer coisa melhor?

Você sente prazer em se especializar cada vez mais

A trajetória é comum a várias a pessoas: elas saem da faculdade, fazem estágio, arrumam um bom emprego, entram em uma pós-graduação para progredir ainda mais na carreira e, quem sabe, conseguir um salário ainda melhor. A especialização não acontece porque o profissional deseja adquirir mais conhecimento, mas sim porque quer algo que justifique um aumento de salário e motivo para alavancar na carreira.

Quem trabalha no que gosta, no entanto, quer especializar-se ainda mais pelo puro prazer de evoluir dentro daquela função. Um mergulhador que ama sua profissão não fará um curso de mergulho em águas profundas, por exemplo, apenas para receber um aumento e sim para se desenvolver ainda mais na sua área de atuação conhecendo aspectos da atividade que até então não se dava conta. O resultado é que ele será uma pessoa que aproveitará e absorverá muito mais o conteúdo, já que tem real interesse naquilo.

A autoconfiança surge naturalmente

Precisa apresentar um projeto para um potencial cliente? Sem problemas! Como é um apaixonado pela atividade, você está preparado para responder a toda e qualquer pergunta relativa ao produto ou serviço simplesmente porque conhece aquilo como ninguém. Além disso, consegue destacar com facilidade os benefícios e vantagens para o cliente porque realmente acredita no que está vendendo. É sua paixão, afinal. Quando a apresentação é feita com confiança o lucro é consequência.

Quando pessoas que são apaixonadas pelo que fazem decidem transformar o hobby em um empreendimento não costumam ter dificuldades para inovar, pois como são naturalmente interessadas na atividade estão sempre pesquisando coisas novas e tendo ideias de como melhorar aquilo que já fazem bem. E, pode acreditar, os clientes sentem a paixão apostam também no negócio.

Trabalhar com o que você tem paixão é possível. Lembre-se apenas que é bem importante investir na ideia, se planejar e formalizar sua situação. Está esperando o que para começar a empreender e fazer aquilo que realmente faz o seu coração bater mais forte? O sucesso só depende de você. 😉

Leia também