Marketing

Seu E-mail Marketing está Adaptado para dispositivos móveis?

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 3 mins de leitura

blog_post_4.jpg

O mundo digital, nos últimos anos, tem experimentado uma transição para mobile e o E-mail Marketing não foge disso. Cada dia que passa permanecemos mais tempo conectados em dispositivos móveis, smartphones e tablets, deixando de lado o desktop ou notebook. Que atire a primeira pedra quem nunca precisou de alguma informação e pesquisou no celular com a preguiça de ligar o computador. Sem falar nos aplicativos para acessar sua caixa de entrada pessoal ou profissional pelo celular.


Pois é, caros amigos, as pessoas estão usando seus dispositivos móveis com mais frequência e seu e-mail marketing deve estar preparado! De acordo com dados da Campaign Monitor, uma plataforma de gestão de campanhas por correio eletrônico, nos últimos quatro anos o uso de smartphones aumentou 394% e o de tablet, absurdos 1.721%.  Nesse estudo foi constatado que de 2010 a 2015, houve um acréscimo de 30% das aberturas de e-mail em dispositivos móveis.


Abertura de E-mails no Celular cresceu 30%

emm_1.png

Fonte: Campaign Monitor – Abertura de E-mail em Dispositivos móveis cresce 30% de 2010 a 2015

Mobile e e-mail marketing

Para que você e sua empresa estejam preparados para a era móvel, listamos 4 dicas essenciais para que suas campanhas tenham performance tão boa no mobile como no desktop.

  1. Utilize Template Responsivo

Ok, mas afinal de contas, o que é um template responsivo? O template responsivo permite que o layout do seu e-mail marketing se adapte em diferentes telas – tanto para desktop, quanto para smartphones e tablets. Veja abaixo o exemplo:


Dicas de Templates Gratuitos:
Campaign Monitor – https://www.campaignmonitor.com/email-templates/

BenchMark – http://www.benchmarkemail.com/br/resources/Free-HTML-Email-Templates

emm_2.png

2. Reduza o Assunto do Seu E-mail

Diferente da visualização do e-mail pelo desktop, o mobile encurta os caracteres no assunto do e-mail (ver abaixo exemplo). Nossa dica aqui é utilizar, no máximo, 50 caracteres com espaço para o assunto do seu E-mail Marketing. Seja criativo e vá direto ao objetivo principal da sua campanha. Utilizar o Snippet, que explicaremos na próxima dica, é uma boa estratégia para complementar o assunto.


emm_3.png

3. Use e abuse do Snippet

O snippet, também conhecido como PreHeader, é a prévia do conteúdo que aparece antes de abrir o e-mail. Muitas empresas não utilizam isso! Quantas vezes você já percebeu um “Caso não consiga visualizar esta mensagem, clique aqui!” nesse espaço? Poderia ser uma mensagem mais amigável, que complementa o assunto do e-mail, fazendo com que o usuário tenha mais interesse na sua mensagem – não é mesmo?!


emm_3.1.png

4. Utilize bem o Sender do seu E-mail Marketing

O sender é praticamente a assinatura da sua empresa e aparece sempre no início de cada e-mail, tanto no mobile, quanto no desktop. No entanto, esse campo é mais destacado em mobile, ficando em negrito (ver abaixo exemplo).

De acordo com a Campaign Monitor, 68% dos usuários se baseiam no sender para decidir se abrem ou não um e-mail marketing. Vamos pensar o seguinte: você se cadastrou no site Ponto Frio para receber ofertas por e-mail. De qual sender você vai esperar receber o e-mail de ofertas? No entanto, se você deixa claro no momento do cadastro do seu usuário no site que ele será contatado por um colaborador da sua empresa, o remetente pode ser outro. O principal aqui é combinar o campo com a expectativa do seu leitor.

emm_3.2.png

E aí, pronto para começar?

Faça essas mudanças e nos conte como foi!

 

Leia também