Controle Financeiro

Baixe grátis uma planilha de controle financeiro empresarial

Marcos Perillo Marcos Perillo | Atualizado em: 26/01/2024 | 11 mins de leitura

Sobre o que estamos falando?

  • A planilha de controle financeiro empresarial é o primeiro passo para começar a organizar as finanças da empresa;
  • Monitorar o fluxo de caixa e se planejar financeiramente são as principais vantagens deste recurso;
  • Desenvolver uma planilha de controle financeiro exige muito conhecimento sobre o Excel. Mas você pode baixar um modelo gratuito neste conteúdo, pronto para usar.

Experimente grátis a Conta Azul!

Administrar as finanças da empresa nem sempre é tão fácil. Afinal, a rotina do empreendedor é intensa e são muitas atividades para dar conta ao mesmo tempo. Uma planilha de controle empresarial ajuda a colocar ordem nesse processo. 

Com essa ferramenta, você controla o fluxo de caixa, pode tomar decisões estratégicas  e condizentes com a realidade do negócio. Isso porque, sem a clareza sobre as contas a pagar e a receber, fica difícil alocar recursos e cortar custos sem prejudicar a operação.

Continue lendo para entender melhor a importância de contar com um modelo de planilha de controle financeiro. Aproveite também para baixar o seu modelo gratuito!

Planilha de controle financeiro empresarial

Por que usar uma planilha de controle financeiro empresarial? 

O controle financeiro e a gestão financeira são essenciais para toda empresa que deseja crescer. É por meio dessas práticas que o empreendedor consegue identificar se o negócio está ou não sendo rentável. 

O ideal é que esse monitoramento seja feito desde o início, quando ainda há poucas vendas, pedidos e lançamentos. Uma das formas de começar essa organização é a partir de planilhas de controle financeiro. Abaixo, listamos os motivos para usar essa ferramenta

1. Saiba exatamente de onde vem e para onde vai o seu dinheiro

É extremamente importante saber a origem e o destino de todos os valores da empresa. Sem essas informações, você não sabe dos seus gastos ou das suas vendas.  Não dá para administrar dinheiro dessa forma. A perda de controle levará a decisões erradas, prejuízos e até problemas com a justiça.

A falta de conhecimento e organização financeira oferece outros riscos, como fazer uma declaração de impostos equivocada, por exemplo. Esquecer pagamentos de forma acidental e atrasar contas acabam gerando multas. Para não perder o seu dinheiro de vista, conte com a planilha de controle financeiro empresarial. 

2. Identifique quais despesas é possível cortar

Economizar é uma palavra importante para todos os negócios. Na prática, isso significa reduzir despesas, mas sem prejudicar a qualidade do produto e serviço oferecido, muito menos a experiência do cliente.

Sem uma gestão financeira, o dono do negócio, muitas vezes preocupado com o que cortar, minimiza a verba em aspectos importantes. Um exemplo é reduzir a quantidade de colaboradores do setor de atendimento ao invés de melhorar o monitoramento das vendas.

Isso só é possível por meio da administração do fluxo de caixa do negócio que, para quem está começando, pode ser feito por meio da planilha de controle financeiro empresarial. 

3. Faça planos de curto, médio, e longo prazo 

O sonho de todo empreendedor é ver a empresa crescer, mas muitas vezes ele está focado só na operação. Dessa forma, o dono do negócio fica sem tempo para pensar no futuro.

Planilhas de controle financeiro oferecem a clareza necessária para definir as metas da empresa a curto, médio e longo prazo. Com o registro de tudo o que entra e sai e uma análise desses resultados, é possível entender também quais são os passos necessários para atingir os objetivos do negócio. 

Qual a melhor planilha de controle financeiro? 

Embora todas as empresas tenham as contas a pagar e a receber, cada negócio é único e possui particularidades. Dessa forma, a melhor planilha de controle financeiro normalmente é aquela que atende às necessidades específicas da sua empresa.

É importante também que ela seja na nuvem e tenha fórmulas avançadas para os cálculos, sem que você precise ajustar essa parte. Afinal, isso leva bastante tempo e depende de conhecimentos específicos.

Saber como fazer uma planilha de controle financeiro é como montar lego: temos todas as peças disponíveis montadas em construções ajustáveis. Pensando nisso, desenvolvemos esse recurso para melhorar a gestão financeira empresarial.

Baixe grátis uma planilha para controle financeiro 

Criar uma planilha para realizar um planejamento financeiro do zero pode ser bastante trabalhoso. Isso porque não basta desenhar uma tabela de controle financeiro e preencher os campos. É preciso utilizar fórmulas e modelos do Excel para automatizar os cálculos e tornar a ferramenta mais inteligente.

Para facilitar a sua rotina, desenvolvemos um modelo de planilha de controle financeiro totalmente gratuito, que pode ser editado em Excel ou nas planilhas do Google. Clique no banner abaixo, preencha seus dados e baixe o arquivo gratuitamente!

Passo a passo para usar a planilha da Conta Azul e fazer um bom planejamento financeiro

Depois de ter baixado a planilha de controle empresarial, é hora de aprender a usá-la. Por isso, elaboramos um passo a passo rápido, de 4 etapas, para que você comece a aproveitar este recurso o quanto antes e eleve o nível administrativo da sua empresa. Confira abaixo:

1. Habilite a edição

Após baixar e abrir a planilha de controle financeiro empresarial grátis, selecione a opção “Habilitar edição” para utilizar o arquivo. Você verá que as abas são divididas por mês, permitindo o controle anual das finanças da empresa.

2. Comece pela aba “Categorias”

A primeira aba da planilha, chamada “Categorias”, permite listar os tipos de receitas e despesas que você deve preencher a cada mês. Elas são importantes para que tudo seja lançado nas abas com o mesmo nome, facilitando a contabilização periódica.

Estas são as principais classificações que você vai encontrar:

  • Receitas;
  • Despesas;
  • Receitas de serviços;
  • Receitas de vendas de mercadorias;
  • Despesas operacionais;
  • Receitas de venda de produtos;
  • Despesas administrativas;
  • Receitas operacionais;
  • Despesas financeiras;
  • Receitas financeiras;
  • Despesas trabalhistas e sindicais;
  • Despesas tributárias;
  • Serviços de terceiros;
  • Receitas diversas;
  • Receitas eventuais.

Essas são categorias gerais que quase todas empresas precisam contabilizar. Porém, você pode personalizar conforme as suas necessidades, adicionando, excluindo e alterando abas. Os cálculos e as fórmulas ainda serão aplicados.

3. Confira a aba “Janeiro”

Na aba “Janeiro” da planilha de controle financeiro empresarial, você tem alguns lançamentos preenchidos como exemplos.

Basicamente, você deverá inserir os lançamentos mensais de entradas e saídas ao longo dos meses, conforme a movimentação do seu caixa.

É preciso sempre indicar a “Data da Movimentação”, o “Histórico” (que, para facilitar, deve seguir as categorias definidas anteriormente) e o “Complemento” (alguma informação que você ache relevante registrar).

A partir daí, é só indicar as “Entradas” (recebimentos) e “Saídas” (as despesas). Essa planilha de controle financeiro calcula o “Saldo” automaticamente.

Não se esqueça de indicar, no canto superior direito, o Saldo Anterior – que no caso do mês de janeiro, é o saldo final do ano anterior.

Dessa forma, esse número será preenchido automaticamente nas próximas abas, de acordo com o saldo total do mês.

4. Comece a preencher as abas

Com tudo pronto, é só preencher os campos com as movimentações do seu negócio no mês atual e fazer seu controle financeiro. 

Lembre-se apenas destes detalhes:

  • Depósito em banco deve ser lançado em “Saída do Caixa””
  • Retirada do banco deve ser lançada em “Entrada do Caixa”;
  • Pagamento de contas deve ser lançado em “Saída do Caixa”;
  • Recebimento de valores ou cheques devem ser lançados em “Entrada do Caixa”.

Além disso, quando você pagar contas com cheques, é preciso lançar primeiro o valor na entrada do caixa e, depois, na saída.

Mulher mexendo em planilhas no notebook

5 dicas para ir além da planilha de controle financeiro

Para aproveitar uma planilha de controle financeiro empresarial é preciso usá-la com atenção e estratégia, além de considerar outros aliados tecnológicos, como mostraremos à frente.

Há vários recursos para a gestão empresarial que vão aprimorar o seu trabalho na organização financeira e é o conjunto de ferramentas e conhecimentos que permite você saber como fazer o controle financeiro.

Confira abaixo dicas para melhorar sua gestão financeira com a planilha:

1. Não misture suas contas pessoas com as da empresa

O primeiro passo para começar a organizar a sua empresa é separar o que é do negócio do que é seu.

Essa divisão é importantíssima para evitar que você faça retiradas constantes, como se a conta da empresa fosse uma segunda conta pessoal. Afinal, essas movimentações prejudicam a saúde financeira do negócio.

Para evitar que isso aconteça, você deve definir o pró-labore e/ou a distribuição de lucro. Caso atue no operacional, um salário também deve ser definido.

Aproveite para organizar seus gastos com a planilha de gastos pessoais gratuita!

2. Monitore os pequenos gastos

Não ignore as pequenas transações, compras ou vendas da empresa: registre tudo! 

Além disso, faça as contas para descobrir quanto dinheiro você gasta por mês com esses valores menores. O objetivo é analisar se eles estão ou não comprometendo o controle financeiro do negócio.

3. Evite a síndrome do Super-Homem

Gerenciar uma empresa é uma tarefa complexa e os processos, quando não estão bem definidos, podem causar muito estresse para o gestor.

No entanto, muitos donos de negócio sofrem da síndrome do Super-Homem e acreditam que dão conta de tudo sozinhos, assumindo mais responsabilidades do que são capazes de administrar.

Com ânsia de fazer a máquina rodar, acabam negligenciando o controle dos gastos, parte fundamental da rotina. Dessa forma, entenda a necessidade de delegar tarefas e assuma um número limitado de atividades. É importante também definir os processos e contar com o auxílio dos colaboradores para o operacional.

4. Gaste, sim, quando for necessário

O corte dos custos não deve atrapalhar o crescimento da sua empresa nem a experiência do cliente.  Afinal, não adianta economizar no fornecedor e entregar um produto ou serviço de menor qualidade. O mesmo acontece ao oferecer baixos salários e perder grandes talentos.

Da mesma forma, o negócio só vai crescer se houver investimento – e esses gastos também precisam entrar no planejamento financeiro e no fluxo de caixa. Lembre-se que o Retorno sobre Investimento (ROI) justifica esses custos e impulsiona sua empresa para frente.

5. Use a tecnologia

A planilha de controle empresarial é uma boa ideia e pode ser bastante útil, mas há soluções ainda mais poderosas. Uma boa plataforma de gestão é uma delas, pois oferece todas as ferramentas que você precisa para fazer o controle financeiro online. 

Com isso, você reduz o trabalho com atividades manuais e os possíveis erros decorrentes deles. E ainda: prepara o negócio para crescer ainda mais e registra todos os dados importantes, sem perder nada de vista.

Dessa forma, o seu trabalho e da sua equipe fica mais ágil, evitando perdas financeiras e o retrabalho para corrigir falhas manuais. Separamos um conteúdo completo sobre como fazer o controle financeiro online. Clique aqui e acesse agora!

Leia também