Gestão de Pessoas

Modelo de planejamento de carreira: baixe grátis!

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 3 mins de leitura

Quer transformar sua carreira e crescer profissionalmente neste ano? Preparamos um modelo de planejamento de carreira para te ajudar nesta missão.

Siga a leitura e faça o download grátis do material!

Importância do planejamento de carreira

Atualmente, quatro ou cinco anos podem representar décadas de avanço no mercado e, os profissionais que ficam parados, são deixados para trás. Um planejamento de carreira deve ser feito para guiar uma pessoa para um foco de crescimento constante.

Por exemplo, o planejamento pode ajudar você a escolher as palestras, viagens de negócios e cursos específicos que vão somar com a sua formação.

Se você não tiver certeza de qual profissão deseja seguir, busque conhecer as carreiras que estão em ascensão e outras que estão decaindo. Uma boa dica neste sentido está em procurar pesquisas de mercado sobre carreiras.

Existem áreas promissoras em todos os campos: desde controller – o profissional que garante a qualidade das informações financeiras e estratégicas para investimentos – até gerente/diretor de planejamento financeiro.

Seguir seus sonhos é um fator importante, mas não deixe de pensar na sua situação financeira ou momento de vida que está passando. Em médio e longo prazo, estes fatores tendem a ser mais importantes.

Dicas de planejamento de carreira

Seu planejamento de carreira profissional deve ser acima de tudo flexível. Talvez, ao concluir um curso superior, você se depare com profissões que não existiam no início do curso

É interessante também você desenvolver uma visão de oportunidade. Destaca-se quem está sempre atualizado e disposto a apostar em algo novo, que está em ascendência.

Como funcionário, você pode buscar uma vaga em outro setor da empresa. Como empreendedor, você tem a opção de explorar novas soluções para velhos problemas.

A nossa última dica é o networking. Sempre cultive e mantenha relações profissionais saudáveis. Participe de eventos institucionais, almoços da empresa, do famoso happy hour e sempre troque cartões de visita.

Pode ser difícil para os mais tímidos, mas vale a pena fazer um esforço. Lembre-se da frase clichê: quem não é visto não é lembrado. Com certeza você vai querer que lembrem de você quando surgir uma oportunidade nova na sua área.

Baixe grátis um modelo de planejamento de carreira

Além de seguir as dicas acima, planejar o seu futuro profissional fica mais fácil quando você conhece suas competências, entendi quais são suas forças e fraquezas, determina objetivos e determina um plano de ação para alcançá-los.

São essas análises e projeções que o nosso modelo de planejamento de carreira ira ajudar você a fazer. Para ter acesso gratuito ao material, clique no banner abaixo e preencha o formulário para receber o link do download por e-mail.

Leia também