Marketing

E-mail Marketing para pequenas empresas: 4 dicas rápidas

Equipe Conta Azul Equipe Conta Azul | Atualizado em: 26/01/2024 | 5 mins de leitura

e-mail marketing para pequenas empresas

Sabe aqueles pequenos detalhes que fazem a diferença? Então, trabalhar com envio de e-mail para aumentar vendas e alcançar mais clientes é assim! Nosso especialista listou os principais cuidados de e-mail marketing para pequenas empresas que você deve tomar antes de enviar sua campanha. 

Por onde começar a usar e-mail marketing

Bastante usado por empresas de todos os portes, o disparo de e-mail com informações sobre produtos, conteúdo de interesse, promoções e avisos é um instrumento poderoso de comunicação. Para pequenas empresas, há benefícios relacionados a custos, já que é mais barato do que envio de mala-direta impressa, por correio convencional, e permite conhecer muito mais sobre o comportamento do destinatário.

Em sua estratégia de marketing digital, o envio de e-mail pode ser a arma principal, pode ser um complemento ou um diferencial. Saber o que você espera dessa frente é relevante para medir e avaliar bem os resultados, além de priorizar e manter a integração e alinhamento com outras ações de divulgação. A paritr daí, é estudar como fazer um e-mail marketing bem feito.

Antes de chegar às dicas, vamos passar por alguns conceitos básicos do assunto. É uma lista curta de termos técnicos relacionados a esse recurso. Confira nosso breve glossário de e-mail marketing:

  • Mailing: A lista de e-mails ou mailing list é, basicamente, o conjunto de endereços eletrônicos para quem você vai enviar suas campanhas. Coletar e-mails de clientes e potenciais clientes é uma das chaves para o sucesso, como vamos explicar abaixo.
  • Opt-In: Termo em inglês que quer dizer opção de inscrição. Opt-In se relaciona ao momento em que seu cliente decidiu se cadastrar em um serviço ou pôr o e-mail para se inscrever em uma newsletter ou promoção podem ser considerados.
  • Opt-Out: É o termo em inglês oposto ao opt-in, que está ligado justamente à desinscrição da lista.
  • Soft Bounce e hard Bounce: Termos relacionados a caixas de e-mail cheias ou contas inativas.
  • Layout: Visual do e-mail que você vai enviar. A maior parte dos e-mails é compatível com o uso de imagens e links para seu site.

Você pode fazer o disparo de uma campanha de e-mail de diferentes maneiras. Há inúmeras ferramentas que oferecem o envio em massa respeitando as boas práticas do mercado, o que assegura qualidade no recebimento e evita que sua mensagem termine na caixa de spam de seus clientes. Algumas permitem fazer disparos gratuitos, dependendo do tamanho de sua lista e da frequência de envios por mês. Vale pesquisar.

Você vai se interessar por:

Mas para você não correr risco de ser visto por aí como alguém que produz lixo eletrônico, é preciso mais do que boas ferramentas. Aqui chegamos, finalmente, às dicas de boas práticas.

4 dicas para criar um e-mail marketing para pequenas empresas

  1. Trabalhe somente com suas próprias listas

    Naquela ânsia de resultados rápidos, muitas empresas acabam trocando mailings entre si ou até mesmo comercializando contatos. Invista em uma boa captação de e-mail no seu site, redes sociais ou até ofereça um benefício ao usuário: desconto, brinde, etc. Converse com os desenvolvedores ou fornecedores de seu site para ter certeza de que esse processo está bem organizado e seguro do ponto de vista da tecnologia e das ferramentas envolvidas. Sua lista de e-mails é um patrimônio de sua empresa, e você precisa cuidar dela como tal, não sair por aí oferecendo o endereço eletrônico de seu cliente a qualquer um.

  2. Respeite a solicitação de saída da lista (Opt-out)

    É claro que você quer que cada vez mais pessoas se inscrevam em sua lista, mas não faz sentido enviar material a quem não quer mais receber essas informações. Acontece e você sabe que não adianta querer forçar alguém a ser seu cliente…
    Então, é importante permitir que o usuário solicite a exclusão do e-mail dele de diversas formas: Link na própria peça (a grande maioria das ferramentas de disparo já possui esse recurso como obrigatório para o envio), respondendo o próprio remetente das mensagens (para isso, certifique-se que o e-mail usado como remetente é uma caixa postal válida), contato nas redes sociais e por contato telefônico. Fique atento e respeite a decisão do usuário para que ele não tenha uma péssima impressão da sua empresa.

  3. Limpeza periódica do mailing

    Com o tempo, parte dos usuários vão perdendo o engajamento e novos usuários vão entrando na sua base. Podem acontecer diversas situações: e-mail que virou inativo (chamado de hard bounced), usuário que não abre e-mail por falta de interesse, entre outros. Então, por que enviar mensagens para contas inexistente ou para usuários que não abrem o material que você encaminha?
    Há diversas opções aqui. Uma é fazer uma pequena segmentação: aumente a frequência de envio para quem mostra interesse em suas campanhas de e-mails marketing e reduza o volume para quem não abre. Separar a base mais engajada (por exemplo: usuários que abriram ao menos um de seus e-mail nos últimos três meses) dos demais (não abriram nenhum e-mail dentro desse período) pode ser feito dentro das ferramentas especializadas. A partir daí, é só fazer sua estratégia de disparos segmentados, escolhendo temas específicos para cada perfil!
  4. Layout do e-mail:

    Fuja do layout em apenas uma imagem! Muitos provedores de e-mail não identificam o conteúdo da mensagem de correio eletrônico dessa maneira, fazendo com que a mensagem seja direcionada para a caixa de spam. Como ninguém quer que isso aconteça, equilíbrio é a palavra-chave aqui! Mescle imagem com texto em HTML. Sua mensagem ganha relevância, além de ficar mais leve. 

Gostou das dicas sobre e-mail marketing para pequenas empresas? Tem dúvidas? Comente.

 

Leia também